Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 1ª Vara Criminal de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu denúncia contra 35 pessoas investigadas da Operação Vídia, que apura a atuação de organização criminosa em furtos e roubos a cofres e caixas eletrônicos. Segundo o Ministério Público do Paraná, que ofereceu a denúncia por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a quadrilha, que participava de ações armadas, tinha policiais entre seus integrantes.

Entre os denunciados, já se encontram presos 15 homens (dois em Santa Catarina e 13 no Paraná), além de cinco mulheres (no Paraná). Há ainda oito policiais militares investigados, que também estão presos. Cinco homens e duas mulheres estão foragidos.

O grupo é apontado como responsável por 16 furtos e roubos qualificados em postos, supermercado e bancos de Curitiba e Região Metropolitana. De acordo com o que constatou o Gaeco, a organização mantinha farto material para a prática dos crimes, como furadeiras eletromagnéticas, maçaricos e perfuratrizes. Além dos roubos, 14 integrantes da quadrilha também foram denunciados por associação ao tráfico de drogas.

Sobre o grupo – A organização criminosa, que atuou até dezembro de 2016, era comandada por quatro pessoas, que ficavam em trânsito entre São José dos Pinhais e Joinville (SC) e que determinavam o local dos furtos e roubos. Um deles era foragido da Justiça.

Os outros integrantes realizavam o planejamento e a execução das ações criminosas, forneciam telefones para uso específico e posterior descarte e entravam em contato com policiais militares cooptados para protegê-los de flagrantes. Duas mulheres tinham a função de fazer levantamentos de locais, fotografando-os e promovendo inspeção prévia. Havia também pessoas encarregadas de providenciar veículos, normalmente provenientes de furtos e roubos.

COM/MPP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.