Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os guardas municipais passaram por formação de 200 horas junto à CMTU

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), realizou a cerimônia de formatura e entrega dos certificados aos 21 agentes guardas municipais que passarão a colaborar na fiscalização do trânsito no município. A solenidade aconteceu, ontem, 4, no auditório do Senac, região central.

Os guardas cumpriram 200 horas de treinamento teórico e prático nos meses de setembro e outubro. A grade das aulas respeitou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e à portaria 94/2017 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, informou que o objetivo dessa atividade, além de atender a uma legislação federal que outorga às guardas municipais essa possibilidade, é atender melhor a população. “Se nós temos mais agentes nas ruas, podendo socorrer as pessoas num momento de infortúnio no trânsito, durante o patrulhamento pelos próprios municipais, como por exemplo se o GM se deparar com uma infração de trânsito em frente a uma escola, colocando em risco a vida de uma criança, nós teremos um guarda para atuar. Teremos quatro ou cinco guardas por turno que poderão atender num momento em que a CMTU não estiver atuando, e prestar um bom atendimento para a população”, informou.

O trabalho de fiscalização funcionará 24 horas por dia. Ainda de acordo com o secretário, a instituição não assume a responsabilidade pelo trânsito na cidade. “A incumbência primária do trânsito na cidade é da CMTU (no trânsito das vias em geral), e da companhia de trânsito da Polícia Militar, no que se refere à elaboração de boletim e atendimento de acidentes. O trabalho dos guardas será de atender, caso se deparem com alguma situação de trânsito durante os turnos de patrulhamento, e dar uma resposta imediata para a população”, explicou.

Para o diretor de Trânsito da CMTU, Sérgio Dalbem, o trabalho da guarda vem somar com o dos agentes da companhia, fazendo a mesma fiscalização durante o dia, e complementando durante à noite, quando há mais dificuldades. “Ao mesmo tempo a guarda não deixa de fazer seu trabalho, pois essa nova atividade é um complemento. Conforme for fazendo o trabalho de patrulhamento na via e for se deparando com infrações, previamente cometidas pelos usuários da via, eles podem tomar as providências cabíveis, sempre de acordo com a lei”, informou.

No final da cerimônia todos os agentes receberam os certificados de formação. Foi feita também a assinatura do plano de trabalho e de um termo de cessão dos equipamentos que são 4 palms (aparelho para impressão da infração), além de carregadores, baterias e bobinas.

Estiveram presentes na solenidade: Ricardo Filipi Pecoraro, Delegado chefe da Polícia Federal; Sérgio Oliveira, chefe substituto da Polícia Rodoviária Federal; Coronel José Luis, 2º Comando Regional; Fausto Anami, Diretor de Trânsito da prefeitura de Cambé; Luis Carlos Giroto, assistente administrativo da prefeitura de Cambé; Assessoria do deputado estadual Boca Aberta Junior e deputados federais Boca Aberta, Filipe Barros e Luísa Canziani; Assessoria dos vereadores João Martins, Eduardo Tominaga e Ailton Nantes.

Bruno Amaral/Defesa Social

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.