Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Movimento pretende conscientizar motoristas sobre a segurança no trânsito

A manutenção preventiva de veículos é primordial para garantir a segurança em ruas e estradas, já que uma simples lâmpada de sinalização queimada pode provocar graves acidentes. A verificação regular dos automóveis é uma das recomendações do movimento internacional Maio Amarelo, que durante todo o mês promove ações de conscientização a respeito dos cuidados no trânsito.

O alerta também é feito pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Londrina (Sirval), já que a falta de manutenção é um dos sete principais motivos de colisões no Brasil, tanto em áreas urbanas quanto em rodovias, segundo os dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

“Os defeitos mecânicos configuram um fator de risco que pode ser evitado. Por isso, é essencial fazer revisões regulares em uma empresa de confiança”, ressalta o presidente do Sirval, Jair Bezerra Gois. Segundo a entidade, os itens que exigem maior cautela e devem ser avaliados por especialistas são freios, pneus, sistema elétrico, suspensão, motor, câmbio, direção, escapamento e líquidos.

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Marcos Traad, uma das preocupações da autarquia nas ações de educação para o trânsito é criar nos condutores a cultura da manutenção preventiva dos veículos. “É preciso sensibilizar os proprietários de que a manutenção periódica pode evitar acidentes. Ela deve ser feita regularmente, não só antes das férias ou, pior, depois que os acidentes já aconteceram”, explica.

Sirval

O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Londrina, formado por empresários de reparação automotiva, desenvolve ações para o crescimento do setor. Por meio de parcerias com fornecedores de produtos, entidades e associações, promove cursos presenciais e à distância, palestras técnicas, treinamentos, capacitação de mão de obra, viabiliza recursos para ampliação dos negócios, participa de feiras e eventos e desenvolve projetos de conservação do meio ambiente.

Gabriela Titon/Asimp/Sirval

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.