Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Realizada nas imediações do calçadão, atividade promete chamar a atenção de motoristas e pedestres

Nesta sexta-feira (3), ao meio-dia, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza atividade surpresa no centro da cidade, no encontro da Avenida Rio de Janeiro com o calçadão. O objetivo da ação é impactar motoristas e pedestres e, a partir daí, atrair o público para abordagens educativas e distribuição de materiais informativos. A iniciativa, que volta a se repetir no dia 23, integra a programação do Maio Amarelo em Londrina.

A abertura oficial da campanha, que tem como apelo a conscientização sobre a violência no trânsito, ocorreu ontem (2). Na oportunidade, estudantes universitários, crianças, idosos, autoridades e parceiros do evento saíram em passeata pela avenida Paraná. Munidos de cartazes, faixas, bexigas, laços amarelos e outros adereços, eles pediram mais consciência e respeito no dia a dia das ruas.

Acompanhada de outras idosas, a moradora do jardim Piza, Tomiko Ebina, de 82 anos, teve um motivo a mais para se manifestar durante a caminhada. Em 1975, ela perdeu o irmão e a cunhada em um acidente de trânsito em Uraí, cidade do norte pioneiro. Um condutor alcoolizado atropelou o casal e mais um filho, o qual ficou paraplégico e desde então recebe os cuidados da tia.

Para ela, falta empatia e respeito ao pedestre. “Quando a gente está na rua e demora para atravessar a faixa, alguns logo gritam: tinha que ser velho! Outros têm compromisso e saem de casa em cima da hora, para daí andar com pressa pelas vias. Essas pessoas têm que acordar mais cedo e sair com calma, para não dirigir colocando a vida dos outros em perigo”, frisou.

O aluno da Escola Municipal Eugênio Brugin, Kauan Gabriel da Silva, de 9 anos, contou que, apesar da pouca idade, já conhece o drama das pessoas vítimas de acidentes. O noivo da irmã, que é motociclista, quebrou a perna e sofreu várias lesões nas duas vezes em que bateu a moto. “Ele se feriu porque muitos motoristas desobedecem as leis”, afirmou.

Na solenidade, o prefeito em exercício, João Mendonça, parabenizou os organizadores do Maio Amarelo e ressaltou a importância de ações educativos no trânsito que ajudam a conscientizar a população.

O diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, lembrou os 83 óbitos e as mais de 3 mil ocorrências registradas nas ruas de Londrina no ano passado. Ela ressaltou o papel educativo da companhia na orientação da comunidade, mas destacou que um trânsito mais seguro e humanizado depende de todos.

Já o presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Nantes, disse que é hora de dar um basta na violência. Ele cumprimentou os organizadores do Maio Amarelo e convocou os diferentes setores da sociedade a, juntos, lutarem todos pela vida.

Maio Amarelo

Desenvolvida nacionalmente, a campanha visa unir poder público e comunidade na proposição de soluções para o grande número de mortes no trânsito que assola o país. Em Londrina, o foco das ações está nos motociclistas e pedestres. Daqui até o final do mês estão previstas blitze da Lei Seca, fiscalizações especiais, atividades de conscientização, entrega de brindes e outras iniciativas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.