Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Polícia Civil do Paraná formou 118 policiais civis na manhã de ontem (31). Receberam o certificado de conclusão de curso 115 investigadores, um delegado, um escrivão e um papiloscopista. A solenidade aconteceu no auditório do Canal da Música, no bairro Mercês, em Curitiba. 

O curso desenvolvido pela Escola Superior da Polícia Civil (ESPC) teve duração de dois meses e meio, com 399 horas-aula distribuídas em conteúdos teóricos e práticos. As aulas são divididas em diversos módulos, como atendimento ao público, defesa pessoal policial, dinâmica de integração, educação física, inteligência de segurança pública e gestão de informação. 

Algumas atividades feitas por meio do ensino a distância (EaD) também estão na grade do curso de formação, como análise criminal, sistema de gestão de segurança, emergência pré-hospitalar e filosofia dos direitos humanos aplicados à atuação policial. 

O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, esteve na solenidade. “Com esse curso nós fechamos o ciclo dos últimos dois anos com mais de 600 policiais civis formados. O curso foi muito bem executado por uma escola de excelência, que é a ESPC”. 

Mesquita também destacou os avanços que a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária alcançou nos últimos anos e enfatizou a importância do policial. “Nós temos redobrado a atenção na aquisição de novos investimentos, viaturas, coletes, armamentos, na delegacia cidadã, que acabou de ser inaugurada em Matinhos. No entanto, o maior patrimônio que qualquer instituição tem é o policial”, acrescenta. 

NOVA DINÂMICA – Neste ano, a ESPC implementou uma nova dinâmica de operação policial aos alunos. Em parceria com o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), os alunos participaram de diversas operações táticas junto com essas unidades policiais, desde o planejamento até a execução. Foram 20 horas-aula destinadas a operações reais, um importante diferencial na formação. 

“Agora estamos prontos para trabalhar e desenvolver nossa atividade para o bem da sociedade”, diz o formando Bruno Rodrigues, lotado na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

Também presente na formatura, a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, falou sobre o trabalho desempenhado pelos policiais civis. “É uma capacitação que garante a tranquilidade no momento da ação, quando os policiais devem estar prontos para a resposta. O trabalho dos policiais civis é imprescindível, de muita responsabilidade e de respeito à sociedade, deve ser exercido com serenidade, determinação e segurança”. 

“Hoje é o dia em que os policiais do curso recebem seu certificado. Não é um simples recebimento, mas um ato formal em que eles passam a ter o pleno exercício de suas funções, que se deu através da aprovação na ESPC”, disse o diretor da ESPC, Sebastião Ramos dos Santos Neto. 

NOVAS TURMAS – A próxima turma de formação policial já está preparada, com a previsão de 120 alunos, e inicia as atividades no próximo dia 12.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.