Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A área de segurança do Paraná recebeu um reforço de 2.500 policiais e bombeiros militares nesta semana. A tropa foi incorporada ao efetivo da Polícia Militar e passou a fazer trabalho de rua supervisionado nesta semana, ampliando o policiamento ostensivo em todas as regiões do Estado.

Os novos policiais foram distribuídos entre os batalhões da PM no Estado. Para as cidades da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral foram destacados 917 policiais e bombeiros. Os municípios dos Campos Gerais receberam 229 policiais, enquanto no Oeste e Sudoeste começam a atuar 531 soldados. Para a região Noroeste são 362 policiais e, para o Norte, mais 426 agentes de segurança.

Com a formação e incorporação destes 2.500 policiais e bombeiros militares, chega a 5.500 o número de homens contratados desde 2011.

Além disso, em março deste ano, o governador Beto Richa autorizou a convocação de mais 2.631 candidatos aprovados em concurso público para a realização dos testes de aptidão física e entrega de exames, que precede a fase de formação.

Richa lembra que uma das primeiras medidas que adotou no governo foi a elaboração do programa Paraná Seguro, que está permitindo mudar a realidade da segurança pública no Estado. “Com a estratégia de reforçar a área da segurança pública, estamos respondendo às reivindicações e prioridades que nos foram apresentadas pela população”, afirmou o governador.

“Estamos atendendo ao anseio das famílias paranaenses e combatendo o crime de forma implacável, mas com planejamento, organização e muito investimento”, disse o governador.

Richa explica que herdou o Estado com o menor índice per capta de policiais, com efetivo equivalente ao que existia há duas décadas. De 2011 até o fim de 2014, as novas contratações vão incorporar 10 mil profissionais para as polícias Militar, Civil e Científica.

Na Polícia Militar, são 5.500 o número de soldados e bombeiros já contratados. Além disso, em março deste ano, o governador Beto Richa autorizou a convocação de mais 2.631 candidatos, aprovados em concurso público, para a realização dos testes de aptidão física e entrega de exames.

Para a Polícia Civil já foram contratados mais de mil profissionais, desde 2011. Além disso, neste ano, o governador autorizou a contratação de 75 novos delegados, 413 investigadores e 48 papiloscopistas. Este grupo deve ser apresentado na próxima semana.

O aumento no efetivo compõe uma série de grandes investimentos que incluem a aquisição de quase 1.500 novas viaturas, compra de equipamentos para melhorar as condições de trabalho da polícia, investimento em inteligência e operações policiais sistemáticas que acontecem em todas as regiões do Estado, principalmente para combater o narcotráfico.

Os investimentos do Governo do Estado se traduzem em redução da criminalidade em todo o Paraná. “Estamos conseguindo reduzir significativamente os índices de criminalidade. Em média, o índice de homicídios caiu de 20% no Estado no ano passado e queremos derrubas esta taxa ainda mais”, afirmou Richa.

Em Curitiba a queda no número de homicídios foi de 29,3% em 2013, comparado a 2010, enquanto na região metropolitana da capital a redução foi de 27,1% no período. Em Cascavel o número de ocorrências caiu 25,7%; em Foz do Iguaçu 20,4%; em Londrina 32,3% e em Ponta Grossa, 31%.

Agência de Notícias PR

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Richa participa da formatura de policiais militares e bombeiros e assina liberação de financiamento para aquisição de maquinários rodoviários para a Prefeitura de Londrina. Foto: Ricardo Almeida/ANPr
Richa recebeu quinta-feira (29), em Cascavel, os novos 531 soldados e bombeiros militares que reforçarão o policiamento nos 94 municípios das regiões Oeste e Sudoeste Foto: Daniel Meneghetti/PMPR
Polícia Militar do Paraná. Foto: José Gomercindo/ANPr
Polícia Militar do Paraná em Ponta Grossa. Foto: ANPr

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.