Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de cem integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário estiveram reunidos na quinta-feira, 1º de dezembro, em manifestação contra o resultado da votação, pela Câmara Federal, do PL 4850/16, desconstruindo as medidas anticorrupção. No ato, representantes dos MPs e da magistratura se manifestaram contra as mudanças realizadas pelos parlamentares no projeto original, que teve o apoio de mais de 2 milhões de brasileiros. Eles afirmaram que, a despeito de respeitarem o trabalho do Congresso, o projeto foi desfigurado pela Câmara dos Deputados, resultando em um texto final que comprometerá o combate à corrupção, favorecendo a impunidade.

O ato, realizado em frente à sede da Justiça Federal, em Curitiba, foi organizado pela Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) em parceria com a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), e contou com a participação de membros do Ministério Público do Paraná, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região e Tribunal de Justiça do Paraná. O procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, ressaltou a gravidade das medidas aprovadas pelos deputados federais. “Não há necessidade, no atropelo da madrugada, que se aprovem leis com espírito revanchista e de retaliação, para intimidar aqueles que combatem a corrupção em nosso país”, disse.

Durante a manifestação, o procurador-geral destacou que casos de abuso cometidos por parte de integrantes do Ministério Público e do Judiciário já são coibidos pela legislação, e que há mecanismos legais para isso, inclusive no âmbito criminal e também por meio de instituições como o Conselho Nacional do Ministério Público e o Conselho Nacional de Justiça “O Ministério Público e o Judiciário precisam atuar com independência e com liberdade”, frisou.

Nesta semana, o procurador-geral de Justiça esteve em Brasília para discutir, com os demais integrantes do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), as prerrogativas do Ministério Público frente as propostas legislativas que limitam ou enfraquecem a atuação institucional. O CNPG divulgou nota oficial sobre o tema, que pode ser acessada aqui.

O Ministério Público do Paraná também manifestou-se oficialmente, publicando um alerta à sociedade sobre as graves consequências das votações ocorridas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que mutilam as “10 Medidas Contra a Corrupção” e que comprometem avanços nas áreas destinadas ao suporte dos direitos fundamentais (PEC 55/241). Confira a íntegra da nota.

Ato em Brasília

Em Brasília, um ato em defesa da atuação do Ministério Público e da magistratura reuniu centenas de juízes e de membros do Ministério Público. Integrantes da Associação Paranaense do Ministério Público participaram da manifestação, ao lado de representantes de diversas entidades de classe de todo o país. No ato, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, recebeu uma “Carta Aberta do Ministério Público contra a corrupção e a impunidade”.

Manifestação também em Ponta Grossa

Assim como aconteceu em Curitiba, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, promotores e procuradores de Justiça, além de servidores do Ministério Público do Paraná, participaram, nesta quinta-feira, 1º de dezembro, de ato público contra a aprovação pela Câmara Federal do PL 4850/16. A manifestação ocorreu às 14 horas, em frente à sede da Justiça Federal da comarca. Para o promotor de Justiça Fábio Grade, que participou do ato em Ponta Grossa, a Câmara dos Deputados legislou de forma a intimidar não os corruptos, mas exatamente os órgãos que vêm conseguindo resultados efetivos no combate à corrupção no país. “O texto original da proposta das 10Medidas Contra a Corrupção poderia ter sido ajustado e aprimorado pelo Poder Legislativo, ou até mesmo rejeitado, se tivessem sido invocadas razões republicanas para isso, mas nunca adulterado e corrompido, muito menos da forma sorrateira como vimos ocorrer na madrugada desta quarta-feira”, enfatizou.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.