Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dados do Sistema de Registro e Estatística de Ocorrências aponta queda de 50% no número de mortes de ciclistas, no local de acidente, entre 2012 e 2014 em todo o Estado. Os números contabilizados são referentes aos atendimentos realizados pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), administrado pelo Corpo de Bombeiros. 

“Nós, do Detran, trabalhamos para conscientizar motoristas e ciclistas sobre o respeito mútuo que deve existir no trânsito. Temos investido em educação para que o número de acidentes diminua e mais vidas sejam poupadas”, ressalta o diretor-geral do Detran e presidente da Associação Nacional dos Detrans, Marcos Traad. 

O Detran Paraná foi pioneiro no país na implantação de questões obrigatórias sobre ciclistas na prova teórica para primeira habilitação. Com isso, das 30 questões que compõem o exame, pelo menos uma será diretamente relacionada ao tema. 

Nos cursos de reciclagens, ministrados para condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso, cartilhas sobre ciclistas são entregues como material de apoio e testes aplicados ao fim de cada módulo abordam o tema. 

Desde 2012, o número de mortes vem caindo gradativamente no Estado quando foram registradas 58 mortes de ciclistas em atendimentos do Siate. No ano seguinte baixou para 39, o que representa redução 32% na comparação com o ano anterior e, em 2014, para 29 – queda de 25% ante 2013, sendo a redução de 50% entre 2012 e 2014. 

Na Capital, foram registradas 9 mortes em 2012 e 9 no ano seguinte. Em 2014, o número baixou para 5 – redução de 44% na comparação com 2013 e 2012. 

TRIMESTRE – De acordo com os dados do Siate, houve queda de 14% no número de mortes no local em todo Paraná, na comparação entre o primeiro trimestre de 2014 com 2015. Nos três primeiros meses do ano passado 7 ciclistas foram vítimas fatais e, neste ano, o número chegou a 6. A quantidade de feridos caiu de 1.435 em 2014 para 1.322 em 2015, o que representa redução de 8%. 

EQUIPAMENTOS - O Código de Trânsito Brasileiro estabelece no art. 105, VI, a obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança: para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. Apesar de não ser obrigatório por lei é importante que o ciclista utilize capacete e luvas. 

O Detran alerta para que motoristas e ciclistas mantenham uma distância mínima de 1,5 metro a fim de evitar acidentes. É importante utilizar sempre que possível as ciclovias ou ciclofaixas e, quando estiver em via pública, trafegar no mesmo sentido dos veículos permanecendo do lado direito. 

Nota técnica: Os dados contabilizados levam em consideração apenas quando há o acionamento do Siate e é constatada a morte no local. 

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.