Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para melhorar a segurança do Município, a Prefeitura de Londrina divulgou o Plano Estratégico de Monitoramento por Câmeras. 

Segundo o secretário Municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, o plano serve de chamamento público para as associações de moradores, associações comerciais e entidades de iniciativa privada que queiram ajudar a melhorar a segurança pública da cidade. Essas instituições poderão firmar convênios com o Município, permitindo a doação, instalação e a manutenção de câmeras de videomonitoramento.

Para participar, os interessados devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, onde os guardas municipais farão a orientação procedimental. Para isso, é preciso agendar um horário de atendimento pelo (43) 3372-4650, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Também é possível ir pessoalmente até a Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 333.

Os pontos estratégicos onde as câmeras deverão ser instaladas estão disponíveis no Jornal Oficial do Município. Eles foram escolhidos por serem áreas prioritárias e pontos que possam prevenir qualquer tipo de delito, como a incidência de furtos, depredações, arrombamentos e por darem suporte aos órgãos de segurança.

“Esperamos que o Município consiga obter 142 câmeras. Todas elas estão em locais estratégicos, que auxiliarão a Guarda Municipal através do videomonitoramento feito pelo GCOM e a Polícia Militar que poderá receber as imagens. Além disso, a parceria para a doação dos equipamentos traz economia financeira ao Município”, explicou o secretário de Defesa Social.

Atualmente, a cidade conta com 304 câmeras instaladas, destas 278 foram compradas pelo Município e as outras 30 pelo Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel). As imagens filmadas por elas e aquelas que ainda serão instaladas são transmitidas para a Central de Monitoramento do Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) 24 horas, da Secretaria Municipal de Defesa Social.

A intenção do plano é que, com as doações, o Município consiga, além de expandir o sistema de monitoramento por câmeras, integrar os sistemas de monitoramento público e privado; integrar os sistemas de vigilância humana e de monitoramento por câmeras; otimizar a distribuição dos equipamentos priorizando os pontos estratégicos; possibilitar a fiscalização contra o despejo clandestino e depósito de resíduos, identificando os meios transporte e os operadores; auxiliar na organização do trânsito da cidade e identificar os veículos e infratores.

O Plano foi desenvolvido em conjunto com a Procuradoria-Geral do Município e a Secretaria de Defesa Social. Ele é um anexo do Plano de Segurança Municipal, que está sendo elaborado pela Prefeitura em conjunto com diversas forças de segurança como a Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e outras instituições.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.