Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por Daniel Bramatti

Responsável pela ação que tornou inconstitucional o financiamento de campanhas e partidos por empresas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) agora prepara uma mobilização nacional pela criminalização do chamado caixa 2 na política.

O primeiro passo da mobilização será realizado no próximo dia 22, em um evento no Rio. O calendário de atos seguirá até o dia 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção. Além da OAB, devem participar da campanha outras entidades da sociedade civil, como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A criminalização do caixa 2 é uma das propostas do chamado pacote anticorrupção que a presidente Dilma Rousseff enviou ao Congresso em março deste ano. Pelo projeto, o crime de caixa 2 poderá ser punido com penas de três a seis anos de prisão, além de multas de até dez vezes o valor arrecadado e não declarado à Justiça Eleitoral.

Medidas

O tema também está no radar do Ministério Público Federal. Procuradores da República que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato lançaram a campanha "10 Medidas contra a Corrupção", que traz a criminalização do caixa 2 no conjunto de providências propostas para coibir delitos que envolvam desvio de verbas públicas e atos de improbidade administrativa.

O objetivo é reunir 1,5 milhão de assinaturas para pressionar os parlamentares a votar os 20 anteprojetos de lei que visam regulamentar as dez medidas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (Fonte: Estadão Conteúdo)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.