Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O número de homicídios culposos de trânsito (sem intenção de matar) teve queda de 17,36% nos primeiros nove meses deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, em todo o Paraná.

O levantamento da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública mostra 1.271 ocorrências no acumulado dos três primeiros trimestres deste ano, contra 1.538 em 2013. Os dados se referem a trechos urbanos, rodovias estaduais e federais.

O comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza, informa que em Curitiba a redução foi de 18,31% e está relacionada diretamente às ações realizadas pela polícia.

“Isso se deve a uma fiscalização intensa que estamos aplicando aqui na capital. Realizamos blitzes durante todos os dias em diversos horários e em regiões estratégicas e isso reflete na redução dos números apresentados”, afirmou.

“A diminuição dos índices tem uma relação direta com a intensidade que se faz a fiscalização e também com as atividades que envolvem educação para o trânsito. Se continuarmos agindo para ter o motorista cada vez mais conscientizado de suas responsabilidades, isso vai ter um impacto mais significativo ainda. O resultado é bom, mas temos que continuar melhorando pois são vidas que estamos salvando”, explica o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad.

Além de Curitiba, a redução ocorreu mais 15 das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps), como em Paranaguá (-54,55%); Ponta Grossa (-13,17%); Guarapuava (-61,54%); Laranjeiras do Sul (-54,55%); Cascavel (-22,88%); Foz do Iguaçu (-20,27%); Toledo (-10,39%); Campo Mourão (-23,81%); Umuarama (-17,28%); Maringá (-27,87%); Rolândia (-54,84%); Londrina (-82,76%); Cornélio Procópio (-6,06%); Telêmaco Borba (-34,69%) e Jacarezinho (-33,33%). Houve acréscimo no registro de ocorrências em São José dos Pinhais (75%); União da Vitória (72%); e Apucarana (33%).

Relatório

As informações constam no Relatório Estatístico Criminal da Secretaria da Segurança Pública. O detalhamento do relatório relativo a homicídios culposos de trânsito, com informações dos 399 municípios do Paraná e dos 75 bairros de Curitiba, pode ser encontrado no site oficial www.seguranca.pr.gov.br, clicando no menu ao lado esquerdo da tela em “Gestão da Segurança” e, em seguida, “Estatísticas”.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.