Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O secretário da Segurança Pública, Fernando Francischini, anunciou que o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) estuda a criação de um estabelecimento penal de segurança máxima no Paraná para presos ligados ao crime organizado, por determinação do governador Beto Richa. O anúncio foi feito no último dia de 2014, após o término da rebelião na Casa de Custódia de Maringá, no Oeste do Estado.

“Nós vamos criar uma unidade de segurança máxima no nosso Estado. Vamos isolar o crime organizado, que comanda as rebeliões. A intenção é usar uma unidade que já está pronta para que seja transformada em uma de segurança máxima”, explicou o secretário. O importante é a mão amiga para o preso que quer se recuperar e o braço forte para o crime organizado que comanda o crime aqui fora”, afirmou ele.

Francischini acompanhou de perto as negociações durante o motim em Maringá e afirmou que serão atendidas as demandas administrativas dos presos rebelados, como rever a alimentação e o atendimento jurídico.

“Nós não fazemos mais remoção de presos rebelados. As remoções são por interesse da administração e não por interesse do crime organizado. Essa é uma determinação firme”, disse o secretário da Segurança Pública. Resolução assinada em outubro de 2014 pelo Governo do Paraná proíbe a negociação de transferências de presos rebelados para outras unidades penais.

Agentes

No último dia 30, o secretário da Segurança Pública conversou com agentes penitenciários para ouvir suas demandas. “Assumi há dois dias o Departamento Penitenciário dentro da Secretaria da Segurança Pública. Já tive uma reunião com os agentes penitenciários, dando o nosso respaldo para a sua atuação e vamos tentar atender as demandas de infraestrutura e outras de operacionalização, que são necessárias”, acrescentou.

Na rebelião da Casa de Custódia de Maringá, sete agentes penitenciários foram feitos reféns. Todos passam bem. A Tropa de Choque da Polícia Militar faz agora o trabalho de rescaldo para verificar a situação no interior do estabelecimento prisional. Com capacidade para 650 detentos, o local mantém 636 presos.

Transferência

Foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (29) a transferência do Departamento de Execução Penal (Depen) da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos para a Secretaria da Segurança Pública.

Conforme a lei 18.410/2014, as atividades relativas à administração do sistema penitenciário, à supervisão e fiscalização da aplicação de penas de reclusão e de detenção, bem como de educação e qualificação profissional daqueles que se encontram sob custódia do Estado e de reinserção social dos egressos do Sistema Penal passam a ser também atribuição da Secretaria da Segurança Pública.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.