Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Patrulha Maria da Penha, implantada no município no dia 6 de julho deste ano, prestou 45 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, em pouco mais de dois meses. Do total, foram 26 orientações no local, cinco informações por telefone, 11 encaminhamentos para as delegacias de plantão e dois para a Polícia Militar assumir os casos, além de uma ligação perdida. Foram 21 ligações da região sul, oito da norte, sete da região central, quatro de distritos, três da leste e duas da oeste. A maior parte das ligações (28) aconteceu no período diurno, das 6 às 18 horas, e o restante (17) no período noturno, das 18 às 6 horas.

Londrina é a segunda cidade do Paraná, depois de Curitiba, a ter um instrumento de segurança específico para a proteção das mulheres. O secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, avaliou que o serviço tem sido valioso no apoio à Vara Maria da Pena de Londrina. “Se não houvesse estes atendimentos, as consequências poderiam ter sido muito mais violentas”, frisou.

Ele lembrou que o serviço da Patrulha é para os casos em que há medidas protetivas já expedidas pela justiça. “No caso das agressões, sem medidas de proteção expedidas, o atendimento continua sendo realizado pela Polícia Militar, no 190”, informou. Em Londrina, atualmente existem 2.315 mulheres com medidas protetivas expedidas pela justiça.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, ressaltou que o trabalho realizado pelos agentes da guarda municipal tem sido eficaz e necessário. “Agora, ficou menos propicio, ao agressor, fazer novas agressões e as mulheres se sentem mais seguras com este apoio, porque elas sabem a quem recorrer, de forma rápida”, destacou. “É uma política pública que nos atende muito bem”, completou.

O diretor operacional da Guarda Municipal, Osmar dos Santos, disse que as vítimas têm sido atendidas prontamente pelos agentes, que também prestam orientações a elas. “O treinamento, realizado em maio, capacitou os guardas para atender as  mulheres fragilizadas pela situação. O serviço tem tido bons resultados”, destacou.

A juíza da Vara Maria da Penha de Londrina, Zilda Romero, também avalia que o serviço da Patrulha tem sido muito eficaz no atendimento as vítimas. “A patrulha dá mais segurança às vítimas e vai ao encontro da Lei Maria da Penha, pois não basta somente aplicar a medida judicial, mas sim garantir a sua efetividade”, disse.

Ela ressaltou que muitos crimes são evitados com o trabalho da Patrulha. “Tivemos um caso, nos últimos dias, de uma senhora cadeirante, que tem as duas pernas amputadas e foi ameaçada pelo marido. A Patrulha deu todo o apoio e suporte a ela”, contou.

Atendimento - É feito pelos agentes da Guarda Municipal, que vão até o local da ocorrência e fazem os encaminhamentos devidos para a delegacia de plantão. Posteriormente, os agentes também enviam um relatório para o poder judiciário, todos os meses, com os dados dos envolvidos, e também para a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que acompanha as situações.

A Patrulha Maria da Penha funciona durante 24 horas com duplas mistas formadas por um agente homem e uma agente mulher. As duplas trabalham em esquema de revezamento, com jornadas de 12 horas cada, utilizando um veículo para cada turno. O serviço pode ser acionado pelos números 153 da Guarda Municipal e 190 da Polícia Militar.

É um projeto idealizado de forma conjunta pelas secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e de Defesa Social, com a 16ª Vara de Execução Penal Maria da Penha e o Ministério Público do Paraná, com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Londrina.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.