Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Paraná apresenta queda no índice de homicídios dolosos (aqueles crimes com intenção de matar) no período referente ao primeiro semestre. Foram 1.203 assassinatos de janeiro a junho deste ano, contra 1.321 no mesmo período de 2014, com redução de 9%, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, divulgado nesta terça-feira (15). 

Em 2013, o número ficou em 1.323 e no ano anterior em 1.578. Na comparação com o ano de 2010, a redução no índice chega a 33% em todo o Estado. As informações são da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública e integram o Relatório de Crimes Relativos a Mortes. 

CAPITAL - Das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) do Paraná, 14 apresentaram redução. Em Curitiba, onde se concentram quase 18% da população do Estado, a redução nos homicídios dolosos chegou a 28% - de 305 no primeiro semestre de 2014 para 219 neste ano. 

“Estamos num círculo virtuoso”, afirmou o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita. “É preciso manter um acompanhamento sério e em tempo real, monitorando os locais com maior incidência de crimes, os chamados hotspost, planejando estrategicamente e adaptando constantemente as ações, com base nos elementos disponíveis no momento. Dessa forma, estamos obtendo excelentes resultados no Paraná”, disse. 

“Trabalhamos ainda com muitas variáveis externas à segurança pública e que mudam de forma constante, mas que também interferem nos índices de homicídio”, complementou o secretário. São fatores que não dizem respeito diretamente à criminalidade, mas relacionados a fatores sociais e questões. Ele ressalta, ainda, que para reforçar o trabalho nas ruas das unidades policiais locais, nos últimos meses foi definida uma mudança nas escalas dos grupos especializados das polícias Civil e Militar, aumentando o efetivo no patrulhamento em horários e locais identificados pela análise criminal. 

INTERIOR – Além de Curitiba, a tendência de queda se refletiu em outros grandes centros urbanos do Estado, como nas regiões de Londrina (-37%), Guarapuava (-34%), Ponta Grossa (-17%), Maringá (-16%), e Foz do Iguaçu (-16%). 

Em outras oito Áreas Integradas de Segurança Pública houve acréscimo, como na Região Metropolitana de Curitiba (12,6%) e no Litoral do Estado (41%). A região de Jacarezinho (23ª Aisp) manteve estabilidade entre os primeiros semestres de 2014 e 2015, com 13 homicídios em cada período. 

“As polícias vão intensificar o trabalho nos locais necessários e já estamos tendo conversa com as unidades policiais locais para tomar medidas buscando sempre a redução do crime”, explica o secretário da Segurança Pública. 

PARANÁ SEGURO - No âmbito da Polícia Civil, o delegado-geral, Júlio Reis, destacou o pleno trabalho no interior, que foi aprimorado nos últimos anos, com a instalação de três delegacias estratégicas de homicídios, em Maringá, Londrina e Cascavel. “Essa redução é importante e vem se consolidando. Desde o lançamento, pelo governador Beto Richa, do programa Paraná Seguro, em 2011, houve essa preocupação com o estabelecimento de metas de redução, que é um processo contínuo”, disse ele. 

ANÁLISE QUALITATIVA- O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato, ressaltou a análise qualitativa do crime de homicídio para nortear operações policiais, além da troca de informações entre as equipes. “Temos uma verdadeira integração com o Departamento de Polícia Civil, em todo o Estado, e com a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Curitiba, que nos têm gerado experiências muito gratificantes. O compromisso é com essa causa pública, sob as orientações macro da política de segurança pública estabelecida pelo Governo do Estado”, afirmou. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.