Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Segurança Pública do Paraná conta, desde sexta-feira (20), com um novo aliado no combate à criminalidade: as operações aéreas policiais serão mais frequentes no período noturno. Para garantir a ação, foi assinado um termo de compromisso entre o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (Bpmoa) e o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), que é responsável pelo controle da movimentação aérea no Sul e parte do Sudeste do País. A assinatura foi no Cindacta, no bairro Bacacheri, em Curitiba.

A ação ocorrerá, inicialmente, em Curitiba. Para voar, os helicópteros do Governo do Estado precisam de autorização prévia do Cindacta. O documento assinado nesta sexta-feira regulamenta o procedimento, ao autorizar e priorizar voos noturnos das aeronaves do Bpmoa para atendimento a ocorrências e operações policiais de patrulhamento, resgate e transporte. A autorização válida até agora era somente para o período diurno.

GRANDE APOIO - Pela agilidade no deslocamento e visão privilegiada, a aeronave pode fazer a diferença em uma ocorrência. O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini, disse que os helicópteros poderão, inclusive, serem acionados imediatamente para acompanhar uma perseguição após roubo a caixa eletrônico.

“O helicóptero é uma excelente ferramenta de combate ao crime, agora também durante a noite”, disse Francischini. “O governador Beto Richa pediu que colocássemos a estrutura que já existia para operar de acordo com a técnica policial. Temos um grande apoio da Força Aérea e do Cindacta”, afirmou ele, que acompanhou a assinatura do documento, juntamente com o subcomandante-geral da PM, coronel Nerino Mariano de Brito.Francischini também visitou as instalações do Cindacta.

ROTAS E HORÁRIOS - De acordo com o comandante da unidade aérea da PM, tenente-coronel AdonisNobosFuruushi, as ações ocorrerão, inicialmente, em Curitiba. “O documento leva informações sobre abrangência de território, rotas e horários em que as aeronaves poderão trafegar”, explicou. 

Pelo Cindacta, o coronel aviador José Vagner Vital destacou a importância de facilitar as operações de Segurança Pública. “Nós procuramos, com este acordo operacional, contribuir com as operações, fazendo com que as decolagens sejam mais eficientes tanto de dia quanto à noite, de tal maneira que tanto as operações de evacuação, de cuidado com enfermos, transplantes, como as policiais possam ocorrer com mais facilidade, usando o código adequado. Assim ganhamos mais tempo e eficiência nas ações de segurança”, afirmou.

GUARDAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ - A Secretaria Estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária firmou termo de convênio com a prefeitura de Maringá para realizar o curso de formação e capacitação técnico-profissional de guardas municipais, para que eles tenham porte funcional de arma de fogo. 

Todo o plano de trabalho foi elaborado pela 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças, localizada em Maringá A Polícia Militar deverá fornecer as instalações e equipamentos necessários para as aulas teóricas e práticas. 

Caberá ao município fornecer todo o material necessário para a realização do curso bem como apostilas para as aulas teóricas e armas e munições para as aulas práticas. 

Em janeiro deste ano a Secretaria Estadual assinou termo de convênio com a prefeitura de Londrina, também para realizar capacitação dos guardas municipais daquele município. 

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.