Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Treinamento contou com instrutor de São Paulo; além de Londrina participaram representantes da capital paulista

No último final de semana, agentes de segurança pública participaram de um treinamento para aprimorar o trabalho com cães, ministrado pelo instrutor cinotécnico Jorge Soares, de Franca-SP. O curso contou com a participação de Guardas Municipais de Londrina-PR, Itararé-SP e São Paulo-SP além de Policiais Militares da Companhia de Choque (Canil) de Londrina.

Foram três dias de treinamento para que os cães pudessem aperfeiçoar o comportamento, obediência e, inclusive, técnicas operacionais. O último dia do curso (5) foi marcado pela rápida evolução dos cachorros, principalmente dos cães filhotes, que treinam há cinco meses. O instrutor contou que ficou satisfeito com o empenho de todos os participantes.

Entrada tática - Em um treinamento de entrada tática, a pastora-belga Malinois, conduzida pelo guarda municipal Jesse Bortoto, foi destaque. Quando o figurante (instrutor Jorge Soares) levantou os braços simulando a rendição, Athena como é conhecida, não avançou para dar a mordida.

Soares afirmou que o figurante tem que ter sensibilidade para perceber as qualidades do cachorro. “Foi muito satisfatório ver que a Athena tem a pré-disposição genética de fazer um trabalho tático, que é quando o condutor junto com a equipe tática verbaliza: parado aí cidadão, mão na cabeça. E ela através do latido, escolta essa pessoa até a viatura. Hoje para montar isso num cachorro é muito difícil. E ela vem com isso, geneticamente construído, dentro dela”, explicou.

O guarda Jeferson Almeida da Silva levou seus dois cachorros para o treinamento e ficou bastante satisfeito com o resultado. “Meus dois cachorros que são filhotes, ao verem outros cachorros adultos trabalhando, evoluíram muito. Eles mostraram coisas que nunca haviam feito em todo tempo que estou trabalhando com eles”, afirmou.

O treinamento dos cachorros é de três horas por dia e acontece de segunda a sábado, na Sede Administrativa da Guarda Municipal de Londrina que fica na rua professor Joaquim de Matos Barreto, 333, no Jardim Higienópolis.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.