Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) conseguiu reduzir em 75% o número de acidentes na região de Londrina, nos cruzamentos de vias vicinais com as rodovias estaduais. O sistema testado ao longo do ano passado será apresentado por engenheiros de todo o Brasil no 18º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária e 44º Reunião Anual de Pavimentação, que acontecerá em agosto em Foz do Iguaçu.

O novo sistema funciona com faixas onduladas sobre o asfalto, que produzem efeito sonoro-vibratório a dezenas de metros antes dos cruzamentos. Atualmente, o sistema já foi implantado em 30 trechos de rodovias, na região Norte do Paraná. 

Segundo o engenheiro responsável, Alex Alves, este sistema é barato e produz efeitos significativos na redução de acidentes. “Nos primeiros meses de testes, houve uma queda de 75% no número de acidentes, índice que se manteve ao longo de 2014”, disse. A meta do DER é buscar expandir para outras rodovias do Estado esta metodologia. 

Alves explica que usou as informações da Polícia Rodoviária Estadual para definir onde seria usado o novo sistema. Foram escolhidos os pontos com maior número de acidentes, onde há intersecções com as rodovias estaduais. Os testes foram feitos nas rodovias PR-340, PR-450, PR-170, PR-445, PR-160 e a PR-092. 

As equipes do DER-PR instalaram linhas em altos-relevos executados com tinta plástica a frio bicomponente, com aproximadamente um centímetro de altura e 5 cm de largura. Estas linhas formavam pequenas ondulações, necessárias para trepidar a roda dos veículos alertando o motorista. Para facilitar a visualização destas “micro-lombadas”, as tintas são reflexivas, o que facilita a sua visualização de noite ou em dias de chuva. 

Responsável pela pesquisa, Alex Alves conta que também testou outro modelo para comprovar a eficácia do sistema sonoro-vibratório. Em outras rodovias, pintou apenas faixas para redução de velocidade, sem o efeito sonoro-vibratório. E o resultado foi menos eficaz com a redução de apenas 14% no número de acidentes. 

Por ser um sistema barato, cujo trabalho pode ser feito pelas equipes próprias do DER, Alex Alves acredita que o modelo pode ser replicado em outros lugares do Brasil. Por isso, o resultado deste teste será um dos temas do Enacor/RAPv, que será apresentando para especialistas do setor rodoviário do Brasil e também acadêmicos da área de engenharia. 

Os dois encontros acontecem entre os dias 18 e 21 de agosto, em Foz do Iguaçu. E os interessados podem se inscrever no site www.rapvenacor2015.com.br/. 

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.