Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta quinta-feira (5), às 19 horas, o auditório do Sesc Londrina recebe palestra com a jornalista francesa Annick Cojean, que vai falar sobre a situação das mulheres nas zonas de conflito do Oriente Médio. Realizado pela Aliança Francesa Norte do Paraná, o evento tem apoio das secretarias municipais de Cultura e de Política para as Mulheres. A palestra tem entrada franca e será rua Fernando de Noronha, 264.

A jornalista Annick é autora do livro O Harém de Kadafi, onde denuncia, por meio de fatos reais, as violências sexuais cometidas pelo ditador líbio Muamar Kadafi contra mulheres, durante 42 anos em que esteve no poder. O livro, lançado em 2012, tem como personagem principal Soraya, uma menina recrutada aos 15 anos por Kadafi, durante uma visita do líder político em sua escola, para ser a sua escrava sexual. Soraya foi mantida presa na fortaleza do ditador, em Tripoli, por cinco anos. Após a morte de Kadafi, ao encontrar-se com a jornalista francesa, a jovem decidiu compartilhar com o mundo sua experiência.

Annick falará também sobre milhares de outras mulheres que passam por situações parecidas ou piores ao redor do mundo. A repórter especial do jornal Le Monde esteve na Síria em 2014, e escreveu um artigo sobre as torturas praticadas diariamente no país com grande repercussão na sociedade francesa.

A jornalista comanda o programa de televisão Duels (Duelos), no canal France 5, e preside o júri do Prêmio Albert-Londres, que desde 1933 reconhece anualmente o melhor repórter de imprensa escrita. Ela recebeu o título em 1996, por uma série de reportagens sobre o aniversário de 50 anos da libertação Auschwitz.

A palestra será em língua francesa, com tradução para o português feita pela professora doutora Loredana Limoli, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ao final do evento, haverá espaço para perguntas do público presente. 

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.