Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo do levantamento é auxiliar a cidade na elaboração de diretrizes e no planejamento de ações para fomentar o turismo local

Nortear as ações e o planejamento para desenvolver o potencial turístico de Arapongas. Este é o principal objetivo do Inventário Turístico de Arapongas, entregue pelo Sebrae Paraná ao município. O documento oferece o detalhamento da estrutura atual da oferta turística da cidade organizado em três categorias: infraestrutura e apoio ao turismo, serviços e equipamentos turísticos e atrativos turísticos.

A consultora do Sebrae Paraná, Cinara Tozatti, explica que o inventário foi construído a partir de uma ampla pesquisa e mapeamento de toda a infraestrutura atual para orientar o município a desenvolver o turismo de forma organizada, pensando em ações para serem colocadas em prática de imediato e também no longo prazo. “Além disso, o documento traz alguns apontamentos importantes de como a cidade pode aproveitar e explorar melhor alguns atrativos já existentes”, afirma.

Na avaliação do secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda de Arapongas, Nilson Carlos Stefani Violato, o inventário é uma importante ferramenta para o município, que tem se estruturado para se transformar em uma cidade inteligente. “O inventário, com a qualidade que nos foi entregue, possibilita que agora tenhamos uma Conferência de Turismo Municipal bem orientada para traçar diretrizes de como trabalhar os equipamentos e infraestrutura”, analisa.

O documento lista uma série de potenciais a serem explorados por Arapongas, desde o turismo de negócios, que já é forte – com destaque para a feira Movelpar e o fato de a cidade ser considerada o maior polo moveleiro do Paraná – indústria e agronegócio até o turismo religioso, com trilhas para capelas incluídas na Rota das Catedrais; e aponta a possibilidade de explorar o turismo rural pela Colônia Esperança, assim como o turismo esportivo, dada a boa infraestrutura para a realização de campeonatos. O inventário levanta, ainda, o potencial da cidade para a realização de feiras gastronômicas de interesse estadual e nacional.

O presidente da Associação Gastronômica Araponguense (AGA), Danilo Molinari, diz que o levantamento realizado é de grande importância para o setor, que já identificou alguns pontos a serem melhorados. “Vimos que a imagem digital do setor gastronômico de Arapongas está muito fraca em sites de buscas usados pelos turistas, como Google e TripAdvisor. É algo que não tínhamos percebido e que muitos empresários não levam em conta no dia a dia. O turista não chega até nós por não estarmos bem inseridos nos meios digitais”, aponta.

Segundo Molinari, fomentar a vinda de turistas é importante para a economia e a imagem da cidade. E para os empresários do setor gastronômico, que desejam expandir seus negócios no formato de franquias, por exemplo, a visita de pessoas de fora de Arapongas é fundamental para ter opiniões e pontos de vista diferentes e avaliar o potencial de expansão das atividades para outras cidades e estados.

O responsável pelo departamento de comunicação da Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia), Eduardo Alves, diz que o inventário realizado pelo Sebrae Paraná possibilita que a cidade crie um cronograma de ações planejadas para desenvolver o turismo. “Tem coisas simples que podemos fazer no curto prazo como, por exemplo, que uma entidade ajude a outra na divulgação do seu evento”, cita.

Para Alves, a movimentação de turistas na cidade é importante tanto para as empresas como para a população, que vai se beneficiar com a geração de renda e negócios no município.

Asimp/Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.