Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cursos são gratuitos e podem ser feitos por quem tem 16 anos ou mais. Turismo em Foco é uma parceria entre a Paraná Turismo, a Fecomércio, o Senac-PR e as Instâncias de Governança Regionais (IGR’s).

O setor do turismo é fundamental para o Estado do Paraná e, principalmente, para algumas regiões e municípios que têm maior dependência dessa atividade econômica. Com esse foco, uma parceria entre a Paraná Turismo, a Fecomércio, o Senac-PR, e as Instâncias de Governança Regionais (IGR’s) criou o programa “Turismo em Foco”, que busca capacitar profissionais do setor.

Os cursos são gratuitos e podem ser feitos por pessoas de 16 anos ou mais. A ação integra as políticas do Governo do Estado que visam a retomada econômica e o retorno da demanda turística pós-pandemia. Entre os objetivos está o de qualificar as pessoas que atendem os turistas e às atividades relacionadas ao setor, como hospedagem, gastronomia e turismo de aventura.

De acordo com o presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, uma das maiores preocupações é justamente auxiliar na capacitação de quem atua no setor. “A Paraná Turismo, preocupada com a retomada do setor de forma ordenada, participa do Turismo em Foco percebendo a necessidade da capacitação do setor. O intuito é qualificar as pessoas, auxiliando para o crescimento do turismo no Paraná como um todo”, disse.

“À medida que a vacina avança e as condições de combate à Covid-19 melhoram, as pessoas têm a tendência de querer voltar a viajar. Esse programa leva para cada região a capacitação que melhor atende as necessidades do setor de forma localizada. Com isso, buscamos entregar uma capacitação mais alinhada com a real necessidade dos profissionais", explicou o diretor regional interino do Senac-PR, Sidnei Lopes de Oliveira.

Cursos

O Turismo em Foco oferece mais de oito mil vagas para os profissionais da área. A parceria deve acontecer durante todo o ano de 2022, com abertura de novas turmas. Cada curso tem seu prazo de inscrição diferenciado e foi elaborado de acordo com a demanda identificada nas cidades.

As IGR's terão a responsabilidade de fazer o levantamento dos interessados e encaminhá-los para inscrições junto ao Senac-PR. As aulas são ministradas nos formatos remoto, híbrido e a distância (EAD).

São ofertadas capacitações em ferramentas de marketing digital, gestão de empreendimentos turísticos no espaço rural, gestão de pequenos negócios de comércio e serviços, agente de informações turísticas, condutor de turismo de aventura, atendimento receptivo para o turismo religioso, entre outros.

A diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, afirma que os cursos serão um aspecto a mais para a retomada do desenvolvimento do setor. "O Turismo em Foco veio de uma forma muito completa a compartilhar desse ideal da retomada turística. O turismo sofreu de forma muito agressiva e nossa intenção é poder acolher todas as regiões e ampliar o conhecimento dos profissionais", afirmou.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas neste endereço https://www.pr.senac.br/turismoemfoco/.

IGR

O Turismo em Foco terá como diferencial levar cursos que se adaptam às necessidades de cada região, respeitando o potencial turístico de cada cidade. "É uma parceria que vai acontecer durante o ano todo e aqui para a nossa região (Foz do Iguaçu) serão mais de mil vagas, entre vários temas, para qualificar o nosso empresário e o funcionário dos empreendimentos. A expectativa é que possamos ter um destino turístico de qualidade", explicou a coordenadora da Adetur Cataratas e Caminhos, Sara Fernandes de Moraes.

De acordo com ela, a capacitação adequada vai além de somente qualificação do atendimento. "São cursos que também auxiliam nas vendas, como é a questão do marketing digital, que é tão necessário nos dias de hoje”, completou.

O empresário pode aprender a gerir melhor o próprio negócio e os cursos são uma forma de capacitar a mão de obra que está saindo das escolas, já que são destinados para pessoas acima dos 16 anos.

Acompanhe o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo também no Facebook e Instagram :)

Daniele Iachecen/Ascom

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.