Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Belezas naturais, diversidade de atrativos, encontro de povos e culturas, gastronomia e hotelaria de qualidade. Dessa soma, Foz do Iguaçu imerge como um destino único em todo o mundo, que transforma a experiência do visitante em uma viagem de sonho e encantamento.

No Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, é preciso celebrarmos as maravilhas de Foz do Iguaçu. A cidade não é somente um dos principais destinos para turistas do Brasil e do mundo, é um dos mais amados.

Não menos que 183 milhões de avaliações colocam Foz do Iguaçu como o Destino Mais Amado pelos Brasileiros, em pesquisa recente de uma rede mundial dedicada à venda on-line de viagens.

Nos últimos dez anos, o modelo pioneiro da Gestão Integrada que adotamos assegurou muitas conquistas, como o aumento da visitação, que dobrou. Agora, temos a oportunidade de olhar o turismo e a cidade para projetá-los na próxima década, pensando coletivamente como será a Foz do Iguaçu do futuro.

Não há outro lugar que reúna toda essa riqueza. Em nossa cidade, temos desde a exuberância das Cataratas do Iguaçu ao gigantismo da Itaipu Binacional; temos o encontro dos rios Paraná e Iguaçu, o pôr do sol encantador e tantas outras atrações de qualidade que tornam a viagem e a experiência em Foz inesquecíveis.

Nesta região expandida da geografia, fala-se o idioma polissêmico da diversidade. Brasileiros, paraguaios e argentinos convivem de forma harmônica e se somam a pessoas de dezenas de etnias que escolheram este lugar no mundo para viver.

Se temos muito a comemorar, temos desafios a superar. Um deles é a elaboração do Plano Municipal do Turismo, que ditará os caminhos do turismo iguaçuense para o período 2020-2030.

Esse é um compromisso de cada um de nós que moramos em Foz do Iguaçu e a queremos cada vez melhor. O debate em torno do plano acontece na Conferência Municipal de Turismo, um espaço plural, democrático e aberto para toda a comunidade.

Afinal, o turismo gera riquezas e renda e, vinculado e fortalecendo as demais atividades produtivas, é tão indispensável para a cidade como são os outros segmentos econômicos que fomentam o emprego e o desenvolvimento para a nossa gente.

Nossos turistas querem aproveitar os encantamentos deste destino. Quem mora em Foz quer uma cidade cada vez melhor. Juntos, com união, trabalho coletivo e olhar no futuro, podemos seguir compartilhando sonhos com quem visita e vive em Foz do Iguaçu.

Carlos Silva é presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.