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Programa de qualificação do Sebrae/PR fecha o primeiro ciclo com selos e troféus para as empresas de hospedagem e gastronomia que atingiram os critérios de excelência em qualidade

Em clima de festa, empresários e gestores do Programa Selo de Turismo do Paraná concluíram o ciclo de consultorias e orientações em cerimônia realizada na noite da última sexta-feira, dia 11, na Expo Unimed Curitiba, dentro do 22° Salão Paranaense de Turismo. Ao todo, 50 empresários de meios de hospedagem e gastronomia de interesse turístico receberam o selo do programa coordenado pelo Sebrae/PR, que atesta que seus empreendimentos estão em conformidade com os critérios de qualidade estabelecidos pelas entidades promotoras do Programa.

Empresários das regiões de Curitiba e Litoral Paranaense, Campos Gerais, União da Vitória, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu estiveram presentes em Curitiba para a entrega do Selo. Representantes do Comitê Gestor formado pelas instituições Sebrae/PR, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Paraná (FCVB-PR), Paraná Turismo e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), fizeram a entrega para os participantes que atingiram o percentual de 80% nas análises de conformidade e troféus para os empresários que atingiram os índices mais altos.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta enfatizou a importância da parceria com entidades que estão diretamente ligadas ao setor, e sobre o papel do Sebrae em fortalecer as micro e pequenas empresas. “Os empresários merecem a conquista do Selo pelo trabalho de melhoria na gestão de seus empreendimentos. Isso não seria possível sem a parceria de sucesso com entidades que acompanharam, avaliaram essas empresas e assumiram conosco esse compromisso. Hoje, essas empresas estão mais preparadas para o mercado e poderão sempre contar com o Sebrae, para o desenvolvimento desse setor tão importante para o Estado”, analisou Tioqueta.

Adonai Aires Arruda Filho, presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, ressaltou que o sucesso de um destino vem da qualidade das suas empresas. “O alto grau de qualidade das empresas paranaenses elevarão o turismo do Estado.” Representando o Tecpar, o diretor presidente Júlio Cesar Félix reforçou o trabalho da entidade com o setor. “O turismo é uma das indústrias mais fortes do mundo, a que mais gera emprego e renda, capaz de fortalecer a economia. Por isso é importante estabelecer normas de qualidade nas empresas”, apontou Félix.

Além da entrega dos 50 selos e atestados de conformidade para as empresas paranaenses, três empresas de cada categoria levaram para sua cidade um troféu, por atingirem os mais altos níveis de avaliação nos critérios de qualidade. Entre elas, estão o Golden Ingá Apart Hotel, de Maringá, com 95,2%; Hotel Planalto, de Ponta Grossa, com 95,6%; e o Golden Blue Hotel Express, de Londrina, com 97,6%.

“Mais do que participar do Programa, é preciso colocar em prática tudo o que foi ensinado, envolvendo funcionários e setores, para que a empresa tenha esse valor agregado em sua marca. Agora, nossa responsabilidade aumenta, teremos que nos empenhar ainda mais para manter e melhorar a qualidade. Queremos chegar a 100%”, projeta a administradora Isabela Niehues, da empresa Golden Blue Express, de Londrina.

Do setor de gastronomia de interesse turístico, as empresas que conquistaram o troféu foram a La Palme Bistrô, de Londrina, com 91,7%; o restaurante Villa Gourmet, com 93,6%, e o Boteco do Neco, com 95%, ambas de Maringá. Déborah Mariani, do Boteco do Neco, acredita que a dedicação em todo o processo e o diferencial do seu negócio foram os grandes responsáveis pela conquista dos índices, que a levaram ao primeiro lugar. “Nós trabalhamos arduamente para estar dentro dos parâmetros de qualidade, passamos etapa por etapa para chegar a esse resultado, e isso só foi possível com excelência em nossas ações”, pontua a proprietária.

Novos segmentos para 2016

Apresentado pelo coordenador Estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, o próximo ciclo do Programa Selo de Qualidade no Turismo, que será lançado em abril, vai agregar mais elos da cadeia produtiva do turismo, como agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos e transportadoras turísticas, concluindo os cinco segmentos que fazem parte do Turismo MICE, que é o foco de atuação das atividades de promoção do turismo do Sebrae/PR.

Nesta nova fase, novos parceiros também farão parte deste processo de qualificação das empresas, como a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), a Associação Brasileira de Agências de Viagens – Paraná ABAV PR  e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). “Apoiaremos integralmente o programa de qualidade no turismo, como indutores de qualificação e na preparação de empresas e colaboradores para atender com excelência aqueles que escolhem o Paraná como destino”, destaca Rosa Maria Maccali, presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio PR.

“É muito importante contar com instrumentos de qualificação como este programa, que mostra que o Paraná pode mais. Com a repercussão desse primeiro ciclo, muitas empresas vão querer estar nesse patamar de qualidade e isso nos dá confiabilidade para avançar. Temos orgulho de ser parceiros do Sebrae nesse projeto”, sintetiza Jacob Gimenez, presidente da Paraná Turismo, parceiro desde o início do Programa.

União dos atores para superar a crise

Durante a cerimônia de abertura do Salão, na noite da quinta-feira, dia 10, o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, parabenizou a diretoria da ABAV-PR pela coragem e determinação na condução do evento, diante de um cenário economicamente difícil. “É nos momentos de crise que as verdadeiras lideranças aparecem e reúnem os atores que podem contribuir para as grandes realizações. Estamos felizes de estarmos encarando um momento difícil de maneira organizada, unida, compartilhada, para podermos superá-lo conjuntamente”, defende.

Agostini ressalta que a certificação das primeiras 50 micro e pequenas empresas de hospedagem e gastronomia paranaenses é uma grande conquista do setor nesse sentido. “Esse é um movimento iniciado há mais de um ano pelo Sebrae, para a qualificação dos empreendimentos turísticos do estado do Paraná.”

Presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, reforça que esta edição do evento trabalha fortemente com as oportunidades na crise. “É o salão mais desafiador da nossa história, mesmo assim, com alguns ajustes de layout, montagens mais básicas e espaços mais enxutos, conseguimos trazer o mesmo número de expositores que em 2015”, conta. São 27 operadores de turismo participando da feira, além de 30 hotéis, 15 destinos turísticos e quatro companhias aéreas. “Nosso foco são agentes de viagens. Trouxemos nove caravanas rodoviárias e sete aéreas. Uma das novidades deste ano é o lançamento de oito novos roteiros turísticos em Curitiba. Agradecemos ao Sebrae que é nosso parceiro com investimentos e capacitações”, assegurou Bacovis.

Asimp/Sebrae

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