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Empreendedores, destaque em gestão, participaram de cerimônia junto a lideranças e colaboradores; na ocasião, também aconteceu o lançamento da terceira etapa do Programa

No último dia 09, 22 empresas do segmento de turismo foram homenageadas em Londrina, durante cerimônia especial realizada no Shopping Aurora.  O evento foi um reconhecimento regional em razão da conquista do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, conferido aos empreendedores de pequenos negócios que efetuaram melhorias em seus processos de gestão.  O Selo foi entregue para 120 micro e pequenos empreendedores do Paraná durante o 23° Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba, no mês de março.

O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), a Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR) e o Paraná Conventions. Todo o processo tem como avaliador o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

As empresas londrinenses que receberem a homenagem são: Adriana Pontin Eventos; Boleria Dom Leonardi, Bollogna, Bourbon, Confort Suites, Cozinha de Lourenço, Crillon, Empório Guimarães, FB Eventos, Freddo, Golden Blue Hotel, Kerry Grill, KTS Turismo, La Palme Bistrô, Mercado Guanabara, Pastel Mel, Pizza Mais, Pizzaria Revenna e Sávio Sorvetes.

Na ocasião, a consultora do Sebrae/PR, Simone Millan, explicou que a cerimônia foi realizada para que os empreendedores tivessem a oportunidade de celebrar e dividir a conquista do Selo com suas equipes e lideranças locais. “Foi um momento para que as lideranças locais e o poder público saibam o quanto nossas empresas do trade turístico estão engajadas na melhoria de sua gestão e o quanto esta iniciativa impacta na melhoria do turismo de Londrina”, disse.

Para ela, o bom desempenho dos londrinenses demonstra que os empresários estão no caminho certo. “A conquista de todos esses Selos é muito importante para Londrina, porque comprova que os empreendedores locais estão preparados para atender os turistas com qualidade”, avaliou.

Paikan Salomon de Mello e Silva, assessor da presidência da Fecomércio PR, destacou que as empresas que participaram do Programa ajudam o Paraná a enfrentar a crise com serenidade, ao buscarem processos de melhoria continuada. “Além de ser um reconhecimento do esforço, o Selo viabiliza os negócios, como testemunham os próprios empresários”, afirmou.

O diretor do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Reinaldo Ribeirette, parabenizou as entidades promotoras do Selo. “Entendemos que o turismo é um braço de desenvolvimento econômico em qualquer parte do mundo. O Selo melhora a qualidade das empresas do setor e nos dá ainda mais orgulho de ser londrinense”, apontou.

Lançamento

A cerimônia de homenagem também marcou o lançamento da terceira etapa do Selo, a edição 2017-2018. Na ocasião, Aldo Carvalho, coordenador de turismo do Sebrae/PR, falou sobre os benefícios do Programa para as empresas participantes. “O Selo não é para os empreendimentos que prestam um serviço “padrão”, mas para aqueles que têm um diferencial e que ficam na memória dos visitantes”, enfatizou.

Durante um ano, os empreendedores inscritos no Programa recebem a equipe de consultores do Sebrae/PR e passam por uma avaliação em seus processos internos e na prestação dos serviços. Após o diagnóstico, recebem treinamentos, participam de palestras e visitas técnicas, cliente oculto e implantam melhorias. Apenas após todo esse processo, os participantes são auditados pelo Tecpar, que avalia requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens de infraestrutura e oferta de serviços. São reconhecidas com as empresas aquelas que alcançam a pontuação mínima de 80 pontos de conformidade.

Carvalho acrescenta que, mesmo as empresas que não atingem a pontuação mínima, saem ganhando. “Esses empreendimentos melhoram os processos e há um engajamento de toda a equipe para buscar a qualidade. Além de ser um reconhecimento técnico e mercadológico, o Selo cria parâmetros para mensurar a qualidade dentro de uma empresa e otimiza os processos”, finalizou.

Asimp/Sebrae 

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