Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Rota de cicloturismo com 285 km de extensão passará por Ibiporã e por outros seis municípios, com o objetivo de atrair turistas de outros estados e movimentar a economia ligada ao setor

Vem aí o Circuito Pé Vermelho de Bike, rota de cicloturismo que vai passar por Londrina, Ibiporã e por outros cinco municípios da região (Arapongas, Rolândia, Cambé, Jataizinho e Tamarana), com o objetivo de ser um atrativo turístico permanente de divulgação do Norte do Paraná e das suas belezas naturais, históricas, culturais e religiosas.

A apresentação do projeto, já em fase final de definição com os municípios que serão beneficiados, aconteceu no último dia 15/4, na Prefeitura de Ibiporã, em reunião que contou com a presença do prefeito José Maria Ferreira, da vice-prefeita Mari de Sá, de secretários e diretores municipais, grupos de ciclistas e os promotores da rota turística. O dia 15 de abril foi propício, já que nesta data se comemora o Dia Internacional do Ciclista.

Incentivo ao Turismo

A meta dos organizadores, que estão especificando toda a infraestrutura necessária, em parceria com os municípios, é atrair turistas de outros estados e dessa forma movimentar a economia ligada a esse segmento – restaurantes, bares, pousadas, comércios rurais e de produtos caseiros, associações de artesanato, hotéis, fabricantes de bicicletas, fornecedores de peças e prestadores de serviço.

A rota terá 285 km de extensão e percorrerá estradas rurais, trilhas, morros e cachoeiras. Serão sugeridos roteiros com duração de 5 a 7 dias para se fazer a volta completa, seguindo o modelo de outras rotas mais conhecidas de mountain bike, como o Caminho da Fé (interior de São Paulo e Minas Gerais), Caminho do Sol (São São Paulo) e o Vale Europeu (Santa Catarina).

Fomento De Negócios

“Pretendemos fomentar o turismo através do esporte. Além disso, será uma oportunidade de negócio para o produtor rural, que poderá oferecer café colonial, produtos da sua propriedade, hospedagem, almoço, passeios, trilhas e vender artesanato”, disse a coordenadora de projetos do Circuito Pé Vermelho, Patrícia Oliveira, de Londrina.

O prefeito José Maria se mostrou muito satisfeito com a proposta e disse que “ela vem ao encontro de um dos objetivos da nossa administração, que é divulgar o potencial que tem a nossa área rural e fomentar negócios que permitam a ampliação da renda de famílias ligadas à agricultura familiar e ao turismo rural”.

Início em 2022

A meta é que a rota seja lançada em 2022, quando já estiver aprovada a lei estadual que cria esse novo atrativo no Paraná e toda a infraestrutura de apoio e sinalização já tiver sido implantada pelas prefeituras e pelos organizadores. Como o circuito será auto-guiado, os municípios terão que instalar placas de orientação ao cilcistas ao longo de todo o percurso, além de bebedouros a cada 30 quilômetros. Em Ibiporã, por exemplo, serão cerca de 60 placas de sinalização turística e de trânsito. Aqui o percurso passará, por exemplo, pelo Morro do Guarani (ponto mais alto do município), por capelas que integram o Circuito das Capelas, por matas, cachoeiras e pelo Rio Tibagi.

Também estiveram presentes à reunião, no gabinete do prefeito, o coordenador geral do Circuito, Luiz Afonso Giglio, o vereador Rafael Eik Ferreira, os representantes do território de Ibiporã na rota, Marcelus Zucoloto e Nilma Emidio Matias, Ronaldo Lessa da Silva (representando o grupo de pedal Pé na Magrela) e o técnico da Emater em Ibiporã, Renan Ribeiro Barzan. De parte da Prefeitura, participaram os secretários municipais de Cultura e Turismo, Luciano Betiate; de Agricultura e Meio Ambiente, Luis Hiroshi Shimizu; de Esporte e Lazer, Cláudio Gozzo; o diretor da Secretaria de Obras, Marcos Teixeira, e os servidores Jaime Kaster (da Cultura e Turismo) e André Lima (Esporte).

Jaime Kaster/Asimp/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.