Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Formalização aconteceu após evento organizado pela Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná ( Adetunorp)

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários e diretores de Turismo de aproximadamente 30 municípios da região participaram, em Londrina, de reunião convocada pela Adetunorp (Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná) para formalizar a adesão a programas de regionalização do turismo, lançar a campanha nacional “Prefeito Amigo do Turismo”, divulgar o Mapa do Turismo Brasileiro 2021 e apresentar as ações de retomada do setor, duramente impactado pela pandemia.

A adesão da Prefeitura de Londrina foi assinada na última quarta-feira, pelo prefeito Marcelo Belinati e pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, no gabinete do prefeito.

Londrina, com a assinatura do prefeito Marcelo Belinati, assumiu o compromisso de trabalhar permanentemente pelas ações do Ministério do Turismo, que tenham como objetivo apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção das atrações nacionais. O pacto propõe o desenvolvimento da atividade turística de forma regionalizada, com foco no planejamento coordenado e participativo, integrando os diferentes atores públicos, privados e da sociedade civil. O Programa de Regionalização do Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo, é executado no Norte do Paraná pela Adetunorp, instância de Governança Regional reconhecida e certificada pela Paraná Turismo.

O evento foi coordenado pela presidente da Adetunorp, Adriana Pontin, que saudou os municípios e discorreu sobre as ações estratégicas previstas para 2021. A primeira, o lançamento da campanha Prefeito Amigo do Turismo, pretende impulsionar negócios e a geração de empregos, a partir da identidade local. A segunda é a inserção dos municípios da região no Mapa do Turismo 2021, instrumento de ordenamento que auxilia no desenvolvimento das políticas públicas para o setor.

Já o Programa de Regionalização do Turismo define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério. A atualização se faz necessária para adequar a gestão nacional à realidade de cada Unidade da Federação, bienalmente. E, finalmente, foi feita a apresentação do Portal Turístico do Norte do Paraná – novo site da Adetunorp, que apresentará os principais atrativos de cada município. Cada administração municipal ficou responsável por alimentar as informações turísticas da sua cidade.

Em Londrina, o setor de turismo é comandado pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). O presidente da Companhia, Bruno Ubiratan, comemora o fato de que empresários de todos os portes, o poder público e entidades trabalharem unidos pela retomada do ritmo das atividades. “Bom demais constatar que o Norte do Paraná avança com ações precisas e estratégias em grupo. A mobilização das lideranças já mostra os primeiros resultados e aponta o caminho após o fim do túnel”, afirma Ubiratan.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.