Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Parque Nacional do Iguaçu, principal indicador de visitação na tríplice fronteira, em Foz do Iguaçu foi o principal destaque, com 47.403 visitantes contando as folgas prolongadas dos feriados de Páscoa e Tiradentes. Parques estaduais também se destacaram.

Os principais parques e atrações turísticas do Paraná receberam mais de 85 mil visitantes durante os feriados prolongados de Páscoa, entre 15 e 17 de abril, e de Tiradentes, de 21 e 24 deste mês. Foz do Iguaçu, na Região Oeste, foi o destino mais procurado. E na cidade das Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu, principal indicador de visitação na tríplice fronteira, recebeu 47.403 pessoas. O Marco das Três Fronteiras, com 14.275 turistas, e a Itaipu Binacional, com 14.174 turistas, também tiveram bom público.

Outros atrativos com destaque foram o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, com 4.005 pessoas nos dois períodos; o Parque Estadual da Serra da Baitaca, entre Quatro Barras e Piraquara (2.673); Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis (1.197); Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi (1.073); e Parque Estadual Pico do Morumbi, em Morretes (848). No total, 85.648 turistas visitaram os diferentes pontos do Paraná.

“Os números demonstram o interesse da população em visitar nossos atrativos naturais. O Instituto Água e Terra (IAT) está constantemente buscando atender o interesse dos paranaenses em ofertar mais qualidade de vida e garantir um passeio seguro a quem procura os parques estaduais”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

Em relação ao Parque Nacional do Iguaçu, o número é consideravelmente superior ao mesmo período do ano passado. O dia de Tiradentes, 21 de abril, caiu em uma quarta-feira, e o local recebeu 1.137 visitantes no dia. À época haviam restrições de circulação em razão da pandemia da Covid-19 que, com o avanço da vacinação, diminuiu consideravelmente nesta temporada. Foram 24.297 turistas durante a folga de Tiradentes e mais 23.106 no feriado de Páscoa.

De acordo com a prefeitura de Foz do Iguaçu, a rede hoteleira da cidade, com mais de 28 mil leitos em 180 hotéis, albergues e pousadas, a ocupação média ficou em 88,2% neste último recesso de abril.

Exceções

Dos 24 Parques Estaduais abertos para visitação no Paraná, conforme a Portaria nº 313/2021 do IAT, apenas dois atrativos ficaram fechados durante o feriado de Tiradentes por motivos de segurança: o Caminho do Itupava, no Parque Estadual Serra da Baitaca, na Região Metropolitana de Curitiba; e a trilha que dá acesso à base do Parque Estadual Salto São Francisco da Boa Esperança, em Guarapuava, na região Central do Estado.

Daniele Iachecen/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.