Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em discurso no Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Vinicius Lages apresentou propostas de parceria com secretarias estaduais

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou ontem (4) de uma reunião com os representantes estaduais de turismo dos estados brasileiros. No encontro, defendeu a necessidade de investimentos estratégicos que aproveitem o potencial turístico brasileiro, especialmente aqueles em que é possível elevar o número de visitantes com investimentos relativamente baixos, como parques nacionais, orlas lacustres e rios. Segundo ele, o turismo representa a nova fronteira do desenvolvimento econômico brasileiro, a exemplo do que foi o agronegócio. “O turismo tem uma alta capacidade para gerar divisas e emprego, desde que os investimentos sejam feitos da forma acertada”, disse.

Os representantes das secretarias estaduais de turismo defenderam a importância de integrar as esferas federal e estadual, assim como o setor privado, para ampliar os efeitos positivos de grandes eventos como os jogos olímpicos. De acordo com o secretário de turismo do Rio de Janeiro, Nilo Félix, a Olimpíada é um evento mais amplo que a Copa do Mundo. “E os benefícios não são apenas para o Rio de Janeiro, mas para todo o Brasil”, disse. Outro tema defendido pelos secretários foi o da criação de uma lei federal de incentivo ao turismo, a exemplo do que já ocorre para a cultura e o esporte. "Temos que levantar a bandeira do pacto pelo turismo", disse o secretário de turismo da Bahia, Nelson Peregrino.

O Fornatur é um colegiado formado pelos secretários estaduais de turismo ou presidentes de órgãos estaduais de turismo com objetivo de deliberar sobre os temas relevantes do setor. O fórum atua como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo. A eleição para a nova diretoria do colegiado deve acontecer no dia 11 de março.

Gustavo Henrique Braga/Asimp/MTur

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.