Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estruturas, que abrigam os telefones públicos, agora também são pontos decorativos; essas e outras melhorias esperam os visitantes da unidade

A Prefeitura de Londrina continua executando diversas melhorias e manutenções para que a Unidade de Conservação Municipal Parque Arthur Thomas esteja cada vez mais atrativa para a comunidade. Recentemente, vários monumentos antigos do parque foram pintados e recuperados. Algumas dessas estruturas abrigam telefones públicos, os“orelhões”, e agora, os visitantes podem conferir e fotografar os monumentos revitalizados que representam a fauna do Parque Arthur Thomas.

Esses e outros trabalhos de reforma são coordenados pela equipe da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), que administra o parque. Localizado na zona sul de Londrina, a entrada do Parque Arthur Thomas fica na Rua da Natureza, 155. O funcionamento é de terça a domingo, inclusive feriados, das 8h às 17h.

O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, frisou que as ações em prol da reabertura do espaço foram intensificadas com a criação da Gerência de Parques e Biodiversidade, atendendo a um pedido do prefeito Marcelo Belinati. Essas atividades, executadas ao longo de 2021 resultaram na reabertura em janeiro de 2022, quando o Parque Arthur Thomas voltou a receber o público.

“Fizemos a reabertura com boas condições de visitação, sabendo que ainda havia muitas coisas que precisavam ser corrigidas. E é isso que temos feito continuamente, com as manutenções e liberações de trilhas para os visitantes. Temos melhorado a cada dia, inclusive notando um aumento de visitantes. O Parque Arthur Thomas uma área muito bonita e muito importante em Londrina, e é nosso objetivo servir cada vez melhor a nossa população”, afirmou Siena.

Um grande projeto de revitalização do entorno do Parque Arthur Thomas aguarda a liberação de recursos por parte da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). “Estamos com projeto aprovado junto à Sedest, aguardando os trâmites internos referentes ao repasse dos recursos para iniciarmos as obras do cercamento e iluminação do entorno do parque”, completou o secretário municipal do Ambiente.

Além da recuperação dos monumentos, servidores da Sema também executam rotineiramente a manutenção das trilhas do Arthur Thomas. O gerente de Parques e Biodiversidade, Jonas Henrique Pugina, detalhou que as ações incluem desobstrução, retirada de materiais e lixo. “Também fizemos melhorias nos acessos para os visitantes, com calçamentos. Parte do cercamento foi refeito e, agora, a pintura geral dos monumentos”, citou.

Outro ponto que está recebendo melhoria é o banheiro dos visitantes, com novas portas, substituição de vidros, pintura e outros detalhes. “Estão em andamento a revitalização do mirante e futuramente a reabertura da lanchonete. E a longo prazo, nosso planejamento envolve refazer o cercamento de todo o parque e desassorear a lagoa”, antecipou o gerente de Parques e Biodiversidade da Sema.

Além da Secretaria Municipal do Ambiente, as reformas e demais serviços de recuperação no Arthur Thomas contam com apoio e participação da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).

Público

Desde que foi reaberto ao público, em janeiro deste ano, o Parque Arthur Thomas tem recebido um grande número de visitantes, especialmente nos fins de semana e feriados ensolarados. “Nessas datas, chegamos a superar o número de mil visitantes por dia; já no decorrer da semana, em média, cerca de cem pessoas vêm ao parque”, contou Pugina, que também é biólogo.

Além de visitantes que buscam um momento de lazer e descanso, o parque também recebe grupos escolares para atividades educativas. Quem tiver interesse em agendar uma visita monitorada, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal do Ambiente com antecedência, pelo telefone 3372-4750, das 12h às 18h.

Uma das principais atrações do Parque Arthur Thomas são as trilhas. E em maio, a Trilha do Tatu foi liberada para visitação, após vários anos interditada. “As pessoas gostam muito porque essa Trilha do Tatu leva a um passeio muito mais próximo da vegetação e da fauna. Com extensão de um quilômetro e meio, ela inclui trechos que passam próximos de córregos também. A visitação tem sido grande, desde a reabertura o londrinense e visitantes de cidades vizinhas têm procurado muito o parque. Estamos bem satisfeitos com a procura”, concluiu o gerente da Sema.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.