Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os Portos do Paraná vão firmar convênio com o município de Paranaguá para recuperar as vias do entorno do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. A obra visa melhorar o acesso da comunidade local, dos visitantes e peregrinos. O anúncio foi feito na terça-feira (27), no salão paroquial do Santuário.

O evento reuniu Portos, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, Prefeitura, Câmara Municipal, Igreja e moradores do bairro do Rocio. O diretor de Engenharia dos Portos do Paraná, Rogério Barzellay, apresentou a proposta de melhorias no asfalto de todas as ruas ao redor do Santuário.

“Dentro dessa grande força-tarefa que se criou para promover a revitalização do entorno do Santuário do Rocio, aos Portos cabem a melhoria dos acessos. Já estamos solicitação a liberação de recursos junto à Antaq, como medida compensatória”, afirma.

Segundo o diretor, é preciso que a Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários – autorize o convênio para que os repasses sejam feitos e aplicados imediatamente nas obras das vias.

Serão contempladas as ruas João Kravitz, José Azevedo, Xavier da Silva, Professor Cleto e as duas travessas laterais: Felipe Mattar e Antonieta de Souza Magalhães. Além de anunciar a revitalização dos acessos, o diretor de Engenharia dos Portos do Paraná falou sobre o projeto executivo para a reforma do trapiche do Rocio.

“O projeto executivo já está contratado, os levantamentos já estão sendo feitos. A diferença entre este e os outros 13 projetos de trapiches que serão realizados pela administração dos Portos, é que este será pensado como um trapiche para navios de médio porte”, explica Barzellay. De acordo com ele, a obra possibilitará que o turismo seja alavancado na região.

Turismo

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, também participou da reunião. “Nós faremos parceria com o município para viabilizar recursos a fundo perdido e agilizar os investimentos, na ordem de R$1,5 milhão, na revitalização da Praça do Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Isso vai trazer mais segurança para a população”, afirma.

De acordo com o secretário, além de desenvolver o bairro para os moradores, a união dos esforços em prol do Santuário ajuda a impulsionar o turismo religioso da região. “Trabalhar pelo fortalecimento do turismo em Paranaguá também é a nossa missão”, pontua Ortega.

Igreja

Representando o reitor do Santuário, o padre Joaquim Parron comemorou os anúncios e as parcerias firmadas. “Esse momento é histórico. Estão juntos o Governo do Estado, os Portos, a Prefeitura e a comunidade. É uma vitória muito grande, ver forças de grandes instituições trabalhando pelo Rocio, em prol da população e dos peregrinos e turistas que por aqui passam”, disse.

Segundo o religioso, durante muito tempo o bairro do Rocio teria ficado abandonado. “O desejo é que o bairro volte a ser reconhecido com a importância que ele tem, o que começa a acontecer com esse projeto comum”, completa.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou a preocupação da nova gestão dos Portos do Paraná em ter projetos para a cidade. “Quem ganha com isso é todo o Litoral e os moradores de Paranaguá, que tende a crescer muito com essas parcerias”, afirma.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.