Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O dia 8 de maio passa a ser uma nova data de celebração e eventos, estimulando a construção de ações em prol do turismo local

Em reunião realizada na sexta-feira (1º), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, foi assinada a Lei Municipal nº 13.275, que institui o Dia do Turismo em Londrina. A data passará a ser celebrada, anualmente, no dia 8 de maio, sendo incluída ao calendário de comemorações oficiais do município. O encontro contou com a presença do vereador Matheus Thum, autor do projeto de lei (PL) de criação do novo dia comemorativo, do presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, e da presidente do Conselho Municipal de Turismo de Londrina (Comtur), Roberta Zulin, além de integrantes de entidades representativas deste setor e lideranças do Executivo.

O novo Dia do Turismo é uma demanda de toda a rede ligada ao segmento na cidade, unindo poder público e privado, representadas pelo Comtur. O objetivo é buscar o fortalecimento do turismo na região, estimulando o debate sobre construção de agendas e criando um dia simbólico para a realização de atividades culturais, eventos e iniciativas. Assim, esta lei veio para ampliar as possibilidades de geração de emprego, renda e tributos a Londrina, trazendo frutos positivos para a economia e, consequentemente, proporcionando mais qualidade de vida à população. A data, agora em âmbito municipal, corresponde ao Dia Nacional do Turismo, comemorado em 8 de maio, estabelecido pela Lei nº 12.625/2012.

O prefeito Marcelo ressaltou que a união entre as entidades e o poder público é imprescindível para a construção de um setor turístico forte, produtivo e valorizado pela cidade. “Londrina é uma cidade diferenciada, de tantos potenciais em vários pontos, e o nosso turismo abrange 571 atividades econômicas distintas. É necessário aproveitar esse universo, é o que estamos fazendo junto aos segmentos dessa área. O trabalho de retomada do turismo, eventos e atividades já começou e ganhará mais potência. Desde que assumimos a gestão, pensamos no turismo como política fundamental para alavancar a economia, reduzimos a cobrança de ISS para estimular o setor de eventos, que sofreu na pandemia, criamos um vídeo institucional de Londrina e estamos incentivando várias ações em prol da cidade para valorizar o turismo cada vez mais”, disse.

Segundo o presidente da Codel, Bruno Ubiratan, Londrina vem crescendo no turismo nos últimos anos e tem potencial para levar o segmento a um patamar ainda mais elevado. “Londrina é certificada hoje com o Selo A do Mapa Turístico Brasileiro, sendo uma das únicas três cidades paranaenses a alcançar essa categoria, junto com Foz e Curitiba. Londrina tem mais de cinco mil leitos de hotel, uma rede de bares e restaurantes que é referência, eventos culturais e artísticos variados de grandeza, entre tantas outras iniciativas. A Codel e a rede de turismo local estão unidas, mais do que nunca, para proporcionar avanços, trazer eventos, captar recursos, criar iniciativas e trazer mais empregos e renda para cá. Temos a Câmara Municipal junto nessa empreitada, e a lei proposta pelo vereador Matheus Thum é de grande importância para valorizar as pautas do turismo”, afirmou.

Para o vereador Matheus Thum, autor do PL que viabilizou o Dia do Turismo em Londrina, a iniciativa tem como proposta unir forças para extrair o que a região tem de melhor. “Uma das primeiras coisas que fiz quando fui eleito vereador foi sentar e conversar com os representantes do turismo local, e percebo como os diálogos estão sendo construtivos nos últimos anos. Muita gente pode esquecer, mas o turismo é de extrema importância e ligado a diferentes áreas e tem tudo a ver com emprego, renda e fortalecimento do nosso comércio. Apenas na área de bares e restaurantes temos mais de 20 mil funcionários trabalhando. Com a cidade evoluindo em várias frentes, temos um cenário promissor para o turismo crescer também, principalmente quando a pandemia passar. A lei vem para levantar os debates e trazer mais elementos de soma às potencialidades de Londrina. É uma alegria enorme estar aqui hoje”, celebrou.

Por sua vez, a presidente do Conselho Municipal de Turismo de Londrina (Comtur), Roberta Zulin, enfatizou que a nova data reafirma o turismo como um vetor econômico relevante e impulsionador da criação de emprego e renda. “O turismo é necessário, pois traz a sensação de pertencimento à cidade, ajuda a valorizá-la em muitos aspectos. Nosso setor foi prejudicado na pandemia mas vem se reerguendo e mostrando soluções na retomada. Queremos, com todas as entidades, colocar Londrina de volta ao papel de destaque no roteiro de eventos estaduais e nacionais, favorecendo a vinda e estada dos visitantes, é preciso cativar e mostrar aos turistas que a cidade tem potenciais. Hoje são 23 empreendimentos no ramo hoteleiro, uma área de gastronomia muito forte, turismo de lazer e compras, de aventuras e rural, enfim, uma gama vasta para abraçar nossos cidadãos e quem vem de fora”, apontou.

O discurso foi reforçado pela diretora do Londrina Convention Bureau, Herika Galli, que também prestigiou a sanção da lei municipal. “Nosso setor vem avançando, as entidades estão com força e se desdobrando em busca de novas ações em prol do turismo. O prefeito vem sendo sensível e está conosco, assim como a Câmara, e continuaremos trabalhando e de portas abertas para construir mais e mais projetos que possam alçar Londrina ao patamar que merece”, ressaltou.

Também participaram do encontro de assinatura, hoje (1º), o chefe de gabinete da Prefeitura, Moacir Sgarioni, o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, os vereadores Beto Cambará e Chavão, entre outras lideranças de entidades e instituições do setor de turismo e eventos.

Natal 2021

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan disse que Londrina terá um Natal 2021 com muitas festividades, atrações e enfeites. “Os preparativos do Natal deste ano começaram logo que o de 2020 foi encerrado. O planejamento está sendo muito produtivo, teremos muitas decorações, incluindo ações do setor privado, com luzes, enfeites e árvores no Lago Igapó, em rotatórias e outros pontos de Londrina, junto aos letreiros já existentes. O Natal será bonito e repleto de atrações culturais para a população, algo que ajuda a aumentar a autoestima da cidade e a atrair mais visitantes”, frisou.

Ainda segundo Ubiratan, Londrina também ganhará os novos pedalinhos para o Lago Igapó II, que estão em fase de licitação. “A expectativa é de lançarmos isto até o final do ano, com desejo de já ter o funcionamento até o Natal, se tudo correr bem. Com isso, Londrina poderá receber milhares de pessoas da região para momentos de lazer com a família”, completou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.