Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa do Sebrae/PR será lançado no dia 2 de junho; proposta é oferecer melhoria em qualidade e reconhecimento técnico para as empresas da cadeia de turismo

O Sebrae/PR lança em Londrina, no dia 2 de junho, às 14 horas, o Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, que visa incentivar as empresas do segmento de turismo a investirem na gestão e na excelência dos seus serviços. Essa é a segunda edição do Programa, que reconheceu, em 2015, a qualidade de 15 empresas londrinenses: Boleria Dom Leonardi, Bourbon Londrina Business Hotel, Comfort Suites Hotel, Crillon Palace Hotel, Hotel Crystal, Hotel Golden Blue Express,  La Palme Bistrô, Pizza Mais, Restaurante Dá Licença, Restaurante O Casarão, Restaurante Pastel Mel, Satay Restaurante, Sávio Sorvetes e  Varanda Bar e Restaurante.

Uma das novidades do Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná em 2016 é a inclusão de novas categorias de empresas. Além de atender a rede hoteleira e os negócios que atuam na área da gastronomia, poderão se inscrever empresas que atuam no meio de hospedagem, agências de viagem receptivo, organizadoras de eventos e transportadoras turísticas.

A consultora do Sebrae/PR, Simone Millan, explica que, em sua grande maioria, os empresários não percebem que pertencem à cadeia de turismo. “Os visitantes que vem a Londrina para fazer viagens de lazer ou de negócios também fazem parte do público alvo desses empreendimentos, que devem buscar, cada vez mais, um fator diferenciação”, diz.

O Selo, segundo Simone, promove a melhoria dos processos e da gestão estimula a competitividade e traz benefícios para o cliente e para o mercado como um todo. “O Selo de Qualidade no Turismo é um fator de diferenciação para as empresas que investem em excelência, pois agrega valor com a otimização de processos, diversificação e melhoria de serviços, além de aumentarem a sua rentabilidade”, frisa.

O selo irá contribuir para que os empresários consigam dar um ‘salto na qualidade’. No início do processo, eles terão a oportunidade de fazer uma autoavaliação para verificar os pontos que podem ser melhorados para aumentar a competitividade, com base em modelos bem-sucedidos no Brasil.

Metodologia

A proposta desenvolvida pelo Sebrae/PR consiste em capacitar as pequenas empresas com interesse na cadeia de turismo, por meio de diagnósticos, consultorias e orientações específicas, de forma a indicar os melhores caminhos e atitudes para atingir os padrões de qualidade.

“Todo o Programa tem como referências ferramentas e entidades como o Sistema Brasileiro de Classificação de Hotéis (SBClass), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Programa Alimentos Seguros (PAS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ)”, destaca Simone Millan.

Após esse ciclo de diagnósticos, consultorias e adequações, com a duração de aproximadamente um ano, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) fará as auditorias necessárias para atestar a conformidade de todos os itens de qualidade dos processos do setor hoteleiro e de gastronomia com interesse turístico. Essas empresas devem atender, no mínimo, 80% dos processos para conquistarem o reconhecimento técnico e o Selo de Qualidade no Turismo.

O Programa é realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná (FCVB-PR), Paraná Turismo, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), a Associação Brasileira de Agências de Viagens – Paraná ABAV PR.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.