Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Personalidades, representantes de entidades e instituições ligadas à área da saúde foram homenageados e nomeados “Embaixadores do Turismo”

Por ser um centro médico de referência e um polo no setor da saúde, Londrina promove e recebe diversos eventos voltados para os públicos de clínicas, laboratórios, hospitais, entidades, profissionais e estudantes da área da saúde e setores correlatos, com participantes e palestrantes que vêm não só da Região, mas de todo o Paraná e também de outros estados.

De acordo com o presidente do Londrina Convention Bureau, Reinaldo Cassimiro da Costa Junior, o turismo de eventos contribui para a economia da cidade, inclusive na área da saúde. Ele destaca que a indústria do turismo é muito forte em Londrina. “Um estudo do Ministério do Turismo constatou que cada turista de negócios e eventos gasta, em média, R$ 350 por dia no destino com hospedagem, alimentação, transporte, compras no comércio. Então, um evento que traz mil pessoas por quatro dias gera um impacto muito positivo. É um dinheiro novo, que vem de fora e fica em Londrina”, aponta.

Pensando na importância dos eventos em saúde para o turismo de negócios e eventos em Londrina, dezesseis personalidades e representantes de entidades e instituições ligadas ao setor foram reconhecidos e nomeados “Embaixadores do Turismo”, pelo esforço na captação de eventos para a cidade. A homenagem partiu do Londrina Convention Bureau, em parceria com o Sebrae e o Grupo Salus (Saúde Londrina União Setorial).

Segundo Costa, o apoio destes profissionais é fundamental para trazer eventos para a cidade e consequentemente, movimentar o turismo. “Nosso trabalho é convencer os organizadores de eventos que Londrina é o melhor destino. Quando nós temos profissionais, que são referência em suas áreas, nos acompanhando na candidatura, nossas chances se maximizam absurdamente”, justificou.

O neurocirurgião Fahd Haddad, superintendente da Irmandade Santa Casa de Londrina (ISCAL), é um dos homenageados. Um dos eventos que promoveu foi o Simpósio Inova Saúde, que reuniu cerca de 180 pessoas em Londrina, no último dia 29. “Trouxemos grandes nomes no Brasil para discutir ensino, pesquisa e inovação”, conta. “É uma honra ser reconhecido entre tanta gente importante na cidade”. Para ele, a parceria entre o setor de saúde e turismo é muito importante para a região. “É um estímulo que as pessoas passam a ter para trazer mais eventos, consolidar e divulgar Londrina como um polo de saúde”, afirma.

Também nomeado Embaixador do Turismo, o ginecologista e obstetra Antonio Caetano de Paula, presidente da Associação Médica de Londrina (AML), lembra que adquirir conhecimento nos dias de hoje está muito fácil. “Você pode acessar via internet qualquer tipo de conteúdo. O problema é que o conhecimento virtual não traz o calor humano”, ressalta. “Nos eventos presenciais, o contato e a troca de experiências são muito mais ricos. Muitas vezes, quem vem para cá trazer conhecimento acaba levando também alguma coisa. Com isso, a medicina vai crescendo”.

Movimentando a economia

A consultora e gestora regional dos projetos de Saúde e Turismo do Sebrae/PR, Simone Millan Shavarski, destaca que o turismo de eventos e a saúde são setores muito representativos para a economia de Londrina. “O turismo é um setor estruturante, porque não só faz girar as riquezas no nosso município, como traz riquezas de fora. Então, ter a saúde, que é referência, para fortalecer o turismo de negócios é estratégico”, argumenta. Segundo ela, a ideia do encontro foi motivar os embaixadores homenageados a trazerem mais eventos para a cidade e incentivar outras lideranças e profissionais a fazerem o mesmo.

A captação de eventos, segundo o presidente do Grupo Salus, Luiz Soares Koury, beneficia a cidade como um todo, como a rede hoteleira, restaurantes, transporte. “Dá prestígio e traz pessoas de fora para conhecer Londrina, que foi reconhecida como uma das cidades mais acolhedoras do país”, considera. Ele também ressalta que a troca de conhecimento promovida pelos eventos é muito importante. Segundo Koury, o fato de Londrina ser um centro médico de referência é outro fator positivo para a captação de eventos para a cidade.

Homenageados

Os 16 homenageados e nomeados “Embaixadores do Turismo”, na área da saúde, em Londrina são: Afonso Shiguemi Inoue Salgado; Antonio Caetano de Paula; Edilson Serpeloni Cyrino; Fahd Haddad; George Câmara Lopes; Milton Macedo; Valter Scalco; Wilson Trevisan; Alex Eduardo Gallo; João Campos; Marcio José de Almeida; Cintia Grion; Lazara Regina Rezende; Nilza Maria Diniz; Hospital do Câncer de Londrina (Francisco Ontivero); e Irmã Elvira Maria Perides Lawand.

Asimp/SALUS

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

O neurocirurgião Fahd Haddad, superintendente da Santa Casa, foi um dos homenageadas - Foto Divulgação
O ginecologista e obstetra Antonio Caetano de Paula, presidente da Associação Médica de Londrina (AML), também foi homenageado - Foto Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.