Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Lançamento de revista (bit.ly/comunicatamaranaespecialturismo) e vídeo (https://youtu.be/V03O9jlT24Q) das principais atrações turísticas do município, comercialização de itens como peças de artesanato indígena e móveis rústicos, além de pratos típicos da roça prontos para serem saboreados. Estas foram algumas das ações do turismo de Tamarana durante a 59ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, dos dias 5 a 14 de abril, em estande na Via Rural (Fazendinha), local que é gerido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

"Tivemos uma divulgação muito boa dentro da Expo Londrina, com entrevistas na imprensa. Também conseguimos levar secretários de duas pastas do governo do Paraná ligadas ao turismo para conhecer o estande de Tamarana", acrescentou o prefeito de Tamarana, Beto Siena, ao destacar a presença dos titulares das secretarias da Agricultura (Norberto Ortigara) e do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Márcio Nunes), que, em visita ao espaço, foram apresentados a iniciativas do município para fomentar seu potencial turístico.

Com três pratos feitos por tamaranenses (costelinha de porco com quirera, porco no tacho e fraldinha na manteiga), a cidade também marcou presença na Estação Gastronômica montada na Fazendinha. “Pudemos fazer uma mostra do que vai ser a 2ª Primavera Gastronômica do Norte do Paraná, que vai acontecer em Tamarana, em outubro [dos dias 4 a 6]. Valeu a pena toda a união de esforços entre o setor. Apreendemos bastante e estamos prontos para as próximas edições da exposição”, projetou o secretário municipal de Agricultura, Fernando Macedo.

Além da Prefeitura de Tamarana e da Emater, as ações do turismo do município na Expo Londrina resultaram de uma parceria que uniu o Conselho Municipal de Turismo, Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (Adetur), Câmara Municipal de Tamarana e a Associação Comercial e Industrial de Tamarana (Acit).

“Em uma área de grande competitividade como o turismo, é importante que os empreendedores busquem alianças e outras formas de cooperação para desenvolverem sinergia e alcançarem vantagens competitivas. A harmonia entre poder público, iniciativa privada e comunidade garante o sucesso dos projetos”, assegurou a presidente da Adetur – Norte do Paraná, Denise Fertonani de Araújo.

Por contar com uma zona rural repleta de atrativos, Tamarana já faz parte de rotas turísticas como a Sonho Lindo, por meio do Circuito das Águas. E o negócio dispõe de um cenário propício para crescer: "Tamarana tem um apelo muito forte pelas belezas naturais que o município já mostra. O pessoal precisa transformar potencial em produto", analisou a gestora estadual de Turismo Rural da Emater, Terezinha Busanello Freire. "Quem tem vontade de trabalhar com turismo tem que se munir de dados concretos – e não de ilusão –, buscar assistência técnica e acesso a crédito como de algumas linhas que o estado tem disponível, principalmente para a agricultura familiar", complementou a profissional da Emater.

Estradas rurais e placas

Para o próximo mês, a Prefeitura de Tamarana espera a chegada do maquinário do Consórcio Caminhos do Tibagi, que, com objetivo de recuperar 75 quilômetros de estradas rurais, irá incrementar o trabalho realizado pela administração municipal nas vias da zona rural – e, consequentemente, melhorar o acesso a pontos turísticos. Além disso, para visitantes se guiarem com maior facilidade, a Secretaria de Agricultura instalará placas de sinalização turística em pontos distintos do município.

Lucas Marcondes Araújo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.