Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Complexo Turístico foi reaberto na quarta-feira (22), seguindo rigorosos protocolos sanitários.

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) reabriu as portas, na quarta-feira (22), seguindo rigorosos protocolos sanitários. Os visitantes puderam conhecer de perto a usina hidrelétrica recordista mundial em produção de energia. Devido ao decreto do governo estadual, as atividades turísticas e do comércio em geral da macrorregião de Foz do Iguaçu haviam sido interrompidas por duas semanas, de 1º de julho a 14 de julho.

Para o diretor-geral de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, a reabertura do atrativo é uma forma de estimular um segmento bastaste prejudicado pela pandemia. “De forma responsável, queremos estimular o retorno gradativo do setor. Nossa gente quer trabalhar e estamos fazendo a nossa parte para ajudar”, afirmou Silva e Luna.

Com o reforço das medidas sanitárias para resguardar os trabalhadores e atender ao visitante de forma segura, a operação retornou de maneira limitada. Logo no início da manhã, começaram a aparecer os primeiros visitantes, que antes de iniciarem o passeio foram recepcionados na barreira sanitária montada no local para higienizar os pés e as mãos, além de terem a temperatura aferida. O uso de máscaras de proteção facial é obrigatório.

Turistas aprovaram

Os protocolos adotados pela binacional nessa retomada foram aprovados pelos primeiros visitantes. “Estamos nos sentindo muito seguros. Percebemos que por aqui está tudo muito tranquilo”, destacou o policial Valnei Bastos, de Campos Belos (GO). Ele veio com a família visitar uma colega que estuda Medicina na região e aproveitou para conhecer Itaipu.

Morador de Foz do Iguaçu há quase um ano, o estudante de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Lucas Lins, ressaltou a importância da reabertura da atividade para impulsionar a economia local: “o turismo é muito importante para a economia da cidade. Infelizmente o mundo todo está passando por isso”.

De acordo com o diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, a “retomada das atividades será gradual para que o nosso turista, pouco a pouco, vá adquirindo a confiança para voltar a frequentar os atrativos turísticos, não apenas de Itaipu, mas da região e do Brasil”.

Garrido lembrou que as medidas adotadas – como a limitação da ocupação dos ônibus utilizados para o transporte para garantir o distanciamento dos passageiros – têm como objetivo a preservação da saúde de todos e que, gradualmente, conforme avaliação do cenário pandêmico, outros passeios serão retomados.

Neste primeiro momento, foi reaberta apenas a Visita Panorâmica, que possibilita aos turistas uma visão privilegiada da usina. O passeio ocorre de hora em hora, das 9h às 16h. Caso haja o esgotamento dos ingressos, serão organizadas saídas extras.

Para atender os turistas, a equipe do CTI passou por uma capacitação – o projeto “Reenergizar” – para assegurar o cumprimento de todas as medidas sanitárias e a qualificação no atendimento. O Turismo de Itaipu vem fazendo um grande esforço e conseguindo preservar o trabalho de seus colaboradores durante a travessia por todo esse período de restrições.

Asimp/Complexo Turístico Itaipu

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.