Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Turismo 06/10/2016  08h52

Turismo tem novo ministro

Marx Beltrão assumiu a Pasta, ontem (5) em solenidade com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto

Com um discurso ressaltando a importância da inclusão do Turismo na agenda econômica do país e o compromisso de manter o diálogo aberto com o trade turístico e o Congresso Nacional, o deputado federal Marx Beltrão (PMDB/AL) tomou posse ontem (05) como novo ministro do Turismo. A nomeação feita pelo presidente da República, Michel Temer, foi publicada no Diário Oficial da União na edição desta quarta.

Beltrão assume a titularidade da vaga que vinha sendo ocupada interinamente pelo Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves. Durante a cerimônia de posse, realizada no Palácio do Planalto, o ministro sinalizou para algumas questões estratégicas para o setor como a criação das Áreas Especiais de Interesse Turístico (AEITs), a isenção de vistos para facilitação de entrada de turistas estrangeiros, ações de qualificação e ampliação do orçamento da Pasta para o desenvolvimento de ações de fortalecimento do setor.

Vamos mapear as prioridades, as cidades-chave em cada região para solucionar os pontos mais urgentes. Meu objetivo é desenvolver o turismo, setor que considero estratégico e fundamental para impulsionar a economia", assegurou o ministro. “Hoje, o turismo emprega 3,2 milhões de pessoas e meu compromisso como gestor será de manter o diálogo permanente com o trade e os parlamentares”, complementou.

Ainda durante seu discurso, Marx Beltrão reforçou que sua gestão à frente do Ministério do Turismo contará com três premissas: gestão eficiente, busca pelo diálogo e compromisso com a inovação.  O ministro também abordou a importância de transformar as riquezas naturais e culturais do país em oportunidades para a população, por meio do turismo, além de ampliar o número de viajantes domésticos.

O presidente Michel Temer reforçou a importância do Turismo para a economia brasileira e agradeceu o trabalho desenvolvido pelo secretário-executivo da Pasta, Alberto Alves, durante o período que esteve à frente do Ministério. “Ao anunciar seu programa de turismo, Marx Beltrão também tem os olhos voltado para a geração de emprego e esse governo pensa fundamentalmente na visão do emprego”, disse. “Quero aqui agradecer ao Alberto Alves que prestou extraordinário serviço ao Brasil, como ministro interino, pela maneira muito positiva e firme como conduziu o turismo”, concluiu.

Em seu encerramento, o ministro Marx Beltrão relembrou o sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e afirmou que este é o momento de fortalecer o setor no Brasil. “Queremos o protagonismo do Turismo por meio dos legados dos grandes eventos que sediamos como a Copa do Mundo e a Olimpíada para incrementar o setor no país e fazer com que seja visto como uma questão de estado”, finalizou.

Marx Beltrão deixa a Câmara dos Deputados, onde exercia o mandato parlamentar pelo estado de Alagoas desde 2015. Ele é advogado, filiado ao PMDB e iniciou a carreira política no município de Coruripe (AL), onde foi prefeito por dois mandatos consecutivos (2005-2008 e 2009-2012).

Asimp/MTur

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.