Quem pretende aproveitar as férias escolares em contato com a natureza terá uma opção gratuita em Londrina. O Jardim Botânico preparou uma programação especial entre os dias 13 e 29 de julho, reunindo oficinas de educação ambiental, observação de aves e insetos, atividades artísticas e experiências ao ar livre voltadas principalmente ao público infantil e às famílias.
Batizada de "Férias no Jardim", a iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e marca a ampliação das ações de educação ambiental desenvolvidas no espaço. A proposta é incentivar crianças e adultos a conhecerem mais sobre a biodiversidade da região por meio de atividades práticas, lúdicas e de aproximação com a natureza.
Um dos destaques da programação será "Uma Tarde no Museu", no dia 15 de julho, das 13h30 às 17h30. A atividade apresentará parte do acervo do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e será a única aberta ao público sem necessidade de inscrição prévia.
As demais oficinas despertaram grande interesse da população e tiveram todas as vagas preenchidas em apenas um dia após a abertura das inscrições.
Além do Museu de Zoologia, a programação conta com a participação do Laboratório de Lepidoptera (PANÁ), da UEL, que disponibilizou coleções de insetos utilizadas nas atividades educativas e de observação.
Educação ambiental durante as férias
Ao longo do mês, os participantes poderão conhecer diferentes aspectos da fauna e da flora por meio de oficinas temáticas, observação de aves, contato com coleções científicas, atividades de pintura ao ar livre, plantio e contação de histórias.
A programação integra as ações desenvolvidas após a implantação da gestão compartilhada do Jardim Botânico entre a Prefeitura de Londrina e o Instituto Água e Terra (IAT), parceria que ampliou as atividades de educação ambiental, atendimento aos visitantes e iniciativas voltadas à conservação do espaço.
Jardim continua aberto à visitação
Mesmo quem não conseguiu vaga nas oficinas poderá aproveitar o período de férias para conhecer o Jardim Botânico, que permanece aberto diariamente, das 8h às 18h, oferecendo trilhas, áreas de contemplação e contato com a natureza.
Outra alternativa para quem busca lazer ao ar livre é o Parque Municipal Arthur Thomas, aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com trilhas em meio à mata nativa, mirantes e paisagens naturais.
Programação
13 de julho
Olha o Passarinho
Horário: 14h
15 de julho
Uma Tarde no Museu
Horário: das 13h30 às 17h30
Atividade gratuita e sem necessidade de inscrição.
22 de julho
Vida de Inseto
Horário: 14h
27 de julho
Arte no Jardim
Horário: das 14h às 15h
29 de julho
Construindo um Jardim
Horário: 14h
A programação busca transformar o período de férias em uma oportunidade para aproximar crianças e famílias da natureza, valorizando a educação ambiental e incentivando a preservação do patrimônio natural de Londrina.
Com informação do NCPML