Outros Esportes

Comissão de Esportes aprova projetos para promover e reconhecer o potencial do ciclismo no estado

R
Por Redação
Atualizado: 09/06/2026 às 17h32
Reunião ocorreu após a sessão plenária de ontem (27) - Foto: Orlando Kissner/Alep

Publicidade

O projeto de lei nº 996/2023, de autoria do deputado Batatinha (MDB), institui a Romaria Ciclística ao Santuário Nossa Senhora da Salette, a ser comemorada anualmente em setembro. O texto informa que o percurso compreende um trajeto de 65 km, com duas rotas de saída: uma da Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel, e outra da Paróquia São Judas Tadeu, em Corbélia, ambas com destino ao Santuário Nossa Senhora da Salette, no município de Braganey.

Segundo a justificativa, a última edição do evento atraiu cerca de 500 participantes “que pedalam pela região Oeste do Paraná em nome da fé”. O relator, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), destacou em seu parecer que a iniciativa une turismo religioso e esporte.

Já o projeto de lei nº 383/2019, do deputado Cobra Repórter (PSD), concede ao município de Rolândia o título de “Capital Estadual do Ciclista”. Segundo o autor, o Dia Estadual do Ciclismo, celebrado em 19 de agosto, teve origem em Rolândia — “município com a maior concentração de bicicletas por habitante no Paraná e no Brasil”.

A proposta ressalta que as regiões Norte e Norte Pioneiro concentram a maior parte das rotas turísticas de ciclismo do Paraná e do país, e que Rolândia está estrategicamente localizada como ponto de apoio e passagem.

O relator, deputado Matheus Vermelho (PP), emitiu parecer favorável ao projeto, destacando o potencial do município para atrair cicloturistas, contribuindo para a geração de emprego e renda.

ALEP

Receba notícias no celular Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro de tudo
Entrar no grupo

Recomendados para você
Mais lidas da semana

Publicidade