Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Urna será recebida às 15h no Aeroporto de Londrina Governador José Richa e seguirá em carreata até o Centro de Espiritualidade Monte Carmelo, na zona sul

Neste fim de semana, 17, 18 e 19 de fevereiro, passa por Londrina a peregrinação das relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, vindas de Lisieux, na França. O relicário contendo um fêmur e ossos do pé da santa chegará ao aeroporto em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), às 15h. A partir das 14h, fiéis se concentrarão na praça Nishinomiya, em frente ao aeroporto, para seguir em carreata com as relíquias até o Centro de Espiritualidade Monte Carmelo, na zona sul da cidade, onde ficará exposto para visitação. Às 19h, será celebrada Santa Missa com a participação da Infância e Adolescência Missionária (IAM), presidida pelo padre Rafael Solano, vigário geral da arquidiocese.

No dia 18 de fevereiro, a partir das 9h, as relíquias seguem para a Catedral de Londrina (Tv. Padre Eugênio Herter, 33). Após a missa das 10h30, presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, ficarão expostas para visitação até a Missa das 18h, depois da qual retornam para o Monte Carmelo. Na segunda-feira, 19 de fevereiro, Santa Missa às 8h no Monte Carmelo e visitação às relíquias até as 14h30, quando a peregrinação segue em direção a Paranavaí.

Além de Londrina, o relicário passará por 70 cidades brasileiras, de primeiro de fevereiro a 19 de outubro deste ano, percorrendo todo território nacional, de norte a sul, por vias terrestre e aérea.

As relíquias de um santo (parte do corpo ou objetos que estiveram ou foram usados por ele) como as que virão a Londrina, sempre receberam particular veneração por parte da Igreja Católica, pois recordam a presença do santo, que está junto de Deus e, de junto dEle, intercede pelas pessoas. “O corpo dos Beatos e dos Santos, destinado à ressurreição, foi sobre a terra o templo vivo do Espírito Santo e o instrumento da sua santidade”, destaca o documento Sacrosanctum Concilium (n. 111).

Esta é a quarta vez que a urna com as relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha vem ao Brasil. A peregrinação foi um pedido da Ordem do Carmelo Descalço no Brasil ao Carmelo de Lisieux, na França, em comemoração aos 150 anos de nascimento da santa e 100 anos de sua beatificação, celebrados em 2023; e em preparação para os 100 anos de sua canonização, em 2025.

Santa Teresinha é uma das santas mais populares da Igreja Católica no mundo, ao lado de São Francisco de Assis e Santo Antônio de Pádua. “É uma personalidade que viveu a santidade, que viveu o seguimento a Jesus Cristo num momento muito especial da história da Igreja”, conta o arcebispo, dom Geremias Steinmetz. “Isso faz com que de fato seja uma grande santa, admirada, feita doutora da Igreja por São João Paulo II, e que certamente tem, nestes tempos em que nós estamos falando sobre missionariedade, grande influência”.

Santa Teresinha do Menino Jesus

Santa Teresa de Lisieux, ou Santa Teresinha do Menino Jesus, nasceu em Alençon (França), no dia 2 de janeiro de 1873. Morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Nascida em uma família de ótimas condições financeiras e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia, hoje também canonizados) tiveram oito filhos antes da caçula, Teresa; quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa, que também se tornaram freiras (Maria, Paulina, Leônia e Celina).

Através do amor, desenvolveu a espiritualidade chamada de “infância espiritual” ou “pequena via”. Em sua extrema humildade, acreditava que o caminho era ser como criança diante de Deus, assim buscava sempre rebaixar-se na vida fraterna e amar sem reservas. Teresa via no amor gratuito o caminho perfeito, sem apresentar méritos ou obras, simplesmente confiando no amor gratuito de Deus, que é Pai e nos salva.

Após sua morte, seus escritos foram publicados e tornaram-se mundialmente conhecidos. Sua beatificação aconteceu em 1923; e foi canonizada por Pio XI em 1925, que a chamava de “uma palavra de Deus”. Na simplicidade de seus ensinamentos deu uma grande contribuição para a Igreja, o que fez com que o Papa João Paulo II a proclamasse doutora da Igreja no dia 19 de outubro de 1997. O título é atribuído a santos canonizados que através dos seus escritos tenham dado significativa contribuição teológica e espiritual para a vida cristã.

Relíquias

Existem três classificações para as relíquias: de primeiro grau, parte do corpo de um santo. Segundo grau, objetos pessoais de um santo. E terceiro grau, inclui pedaços de tecido que tocaram no corpo do santo ou no relicário onde uma porção do seu corpo está conservada.

As relíquias de um santo não podem ser confundidas com uma espécie de amuleto, muito menos a sua veneração com um pensamento mágico. São, pelo contrário, meios pelos quais Deus pode se utilizar para oferecer graças às pessoas. Segundo a fé católica, os corpos ressuscitarão, e, por isso, os corpos dos santos podem servir de instrumentos de Deus na distribuição de suas graças aos homens. Além disso, os corpos dos santos que serviram a Deus são espécie de lembranças do amor com que eles praticaram suas boas obras.

Programação:

17/2 - Sábado

14h – concentração dos fiéis na Praça Nishinomyia, em frente ao aeroporto

15h - Chegada do relicário a Londrina (aeroporto)

15h - carreata saindo da Praça Nishinomiya, em frente ao aeroporto, até o Monte Carmelo

19h - Santa Missa com a presença da Infância e Adolescência Missionária (IAM)

18/2 - Domingo

9h - saída do relicário do Monte Carmelo em direção à Catedral Metropolitana

10h30 - Santa Missa (após a missa, abertura oficial da visitação das relíquias de Santa Teresinha ao público)

18h - Santa Missa (após a missa das 18h30, retorno das relíquias ao Monte Carmelo)

19/2 Segunda-feira

8h - Santa Missa (após a missa, visitação ao relicário) no Centro de Espiritualidade Monte Carmelo

14h30 - saída do relicário do Monte Carmelo em direção a Paranavaí.

Juliana M. Moyses/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.