As mulheres de Rolândia passaram a contar com uma estrutura itinerante voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças. A Carreta da Saúde da Mulher iniciou os atendimentos no município e permanecerá instalada até o dia 4 de julho, oferecendo exames gratuitos em parceria entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Rolândia.
A unidade móvel está localizada no estacionamento da Escola Municipal Dr. Victório Franklin e funciona de terça-feira a sábado, das 8h às 16h. O objetivo é ampliar o acesso aos serviços especializados, reduzir a demanda reprimida e facilitar a realização de exames preventivos.
Entre os procedimentos oferecidos estão mamografia, exame preventivo do colo do útero (Papanicolau), ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia das mamas e ultrassonografia da tireoide. Os atendimentos contemplam mulheres que já aguardavam na fila do município, conforme agendamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Além dos exames previamente marcados, a Secretaria também está realizando a coleta do exame preventivo por demanda espontânea, permitindo que mais mulheres tenham acesso ao serviço durante o período de permanência da carreta.
A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a 17ª Regional de Saúde de Londrina e a Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia. Durante o lançamento oficial, realizado na manhã desta quinta-feira (25), autoridades destacaram a importância da prevenção e da realização periódica dos exames como forma de aumentar as chances de diagnóstico precoce e de tratamento das doenças que mais afetam a saúde feminina.
Participaram da cerimônia o prefeito Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, a secretária municipal de Saúde, Erika Bezerra Ludwig, representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da 17ª Regional de Saúde de Londrina, autoridades municipais, profissionais da área da saúde e membros da comunidade.
Segundo a Prefeitura, a iniciativa busca aproximar os serviços especializados da população e ampliar o acesso das mulheres aos exames preventivos, reforçando as políticas públicas de promoção da saúde e prevenção de doenças no município.
Com informação do NCPMR