O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou uma vereadora de Londrina e sua irmã pelos crimes de peculato, apropriação indébita e lavagem de dinheiro em uma investigação que apura o desvio de recursos da Associação Defensora dos Animais de Londrina (ADA Londrina). Segundo a Promotoria, os prejuízos à entidade ultrapassam R$ 1,6 milhão.
A denúncia foi apresentada pela 26ª Promotoria de Justiça de Londrina, que sustenta que os valores desviados somam R$ 1.617.629,13. O montante teria origem tanto em recursos públicos destinados à entidade por meio do programa Nota Paraná quanto em doações feitas por particulares para manutenção das atividades de proteção animal.
Conforme as investigações, as denunciadas teriam utilizado a conta bancária de uma terceira irmã, residente no exterior, para movimentar parte dos recursos. O MPPR afirma que foram realizados 864 saques fracionados em dinheiro vivo, estratégia que teria sido empregada para dificultar o rastreamento dos valores.
De acordo com a denúncia, o dinheiro teria sido utilizado para custear despesas pessoais da vereadora e de familiares, incluindo pagamentos de planos de saúde, compras em aplicativos e gastos em restaurantes.
Segundo o Ministério Público, a parlamentar ocupava a presidência da ADA Londrina à época dos fatos e concentrava a gestão financeira da entidade. Já a irmã denunciada teria colaborado com o esquema ao ocupar cargos considerados formais e permitir a movimentação irregular dos recursos.
Entidade está sob intervenção judicial
A ADA Londrina chegou a acolher cerca de mil animais, entre cães, gatos e animais de produção. Atualmente, a entidade está sob gestão da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), após intervenção judicial solicitada pelo Ministério Público.
Na ação penal, o MPPR pede a condenação das denunciadas pelos crimes apontados e requer a fixação de indenização mínima de R$ 1.617.629,13, acrescida de juros e correção monetária, para ressarcimento dos prejuízos causados à associação.
Vereadora já responde a outras acusações
Além da nova denúncia, a vereadora também responde a outro processo apresentado pela 20ª Promotoria de Justiça de Londrina. Nesse caso, ela foi denunciada por maus-tratos a animais, poluição ambiental por descarte irregular de carcaças e tráfico de drogas relacionado à manutenção de substâncias entorpecentes e psicotrópicas sem indicação de uso.
Segundo o Ministério Público, esses fatos teriam ocorrido entre janeiro de 2019 e maio de 2025.
O processo referente à denúncia por desvio de recursos tramita na Justiça sob o número 0024270-54.2025.8.16.0014.
A reportagem do Jornal União permanece aberta para manifestação da defesa das denunciadas e atualizará esta matéria caso haja posicionamento oficial sobre as acusações.
Com informação do MPPR