Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vereadoras Prof.ª Sonia Gimenez e Prof.ª Flávia Cabral farão parte do grupo, formado em junho do ano passado

Por unanimidade entre os presentes, o plenário da Câmara Municipal de Londrina (CML) reelegeu a vereadora Prof.ª Sonia Gimenez (PSB) como Procuradora Especial da Mulher do Legislativo. A votação ocorreu durante a sessão da terça-feira (6). Os parlamentares também escolheram novamente a vereadora Prof.ª Flávia Cabral (PP) como Procuradora Especial Adjunta. Não há remuneração adicional para as funções, que serão desempenhadas até o fim do ano.

A Procuradora Especial da Mulher (PEM) é um órgão independente, responsável por receber, examinar e encaminhar às autoridades competentes denúncias de violências de gênero e discriminação contra a mulher, além de fiscalizar e propor medidas de conscientização e combate ao assédio, entre outros itens.

A vereadora Prof.ª Sonia Gimenez destacou que, por ter sido formada em junho do ano passado, a PEM está em fase de estruturação. Entre as ações desenvolvidas está a elaboração de protocolos de atendimento e de uma cartilha destinada a mulheres, com informações sobre o trabalho da Procuradoria e como contatá-la. “Nós tivemos um tempo bastante curto para fazer o trabalho que nós nos propusemos. Apenas alguns meses não foram suficientes. Temos elaborado um protocolo em várias situações e também estamos elaborando uma cartilha. Temos feito um trabalho neste sentido e gostaríamos de ter continuidade”, afirmou.

Conforme o Regimento Interno da CML, a Procuradora Especial da Mulher deve ser eleita entre as vereadoras, por votação nominal, para mandato de um ano. Já a Procuradora Especial Adjunta será a segunda mais votada ou, na ausência de duas candidatas, a eleita em novo escrutínio, o que ocorreu nesta ocasião.

A atual legislatura da Câmara de Londrina conta com uma bancada feminina composta por sete vereadoras, a maior história. Além de Gimenez e Cabral, integram o Legislativo londrinense as parlamentares Daniele Ziober (PP), Jessicão (PP), Lenir de Assis (PT), Lu Oliveira (PL) e Mara Boca Aberta (sem partido).

Comissões permanentes

Ainda durante a sessão desta terça-feira, foram escolhidos os integrantes das cinco comissões permanentes que não haviam sido compostas na sessão da última quinta-feira: Justiça, Legislação e Redação; Finanças e Orçamento; Seguridade Social; Defesa dos Direitos da Mulher; e Defesa dos Direitos e Bem-Estar da Pessoa Idosa.

Contudo, a definição dos cargos dos parlamentares nas comissões (presidente, vice-presidente e membro) ficou para hoje (8). As escolhas se deram por indicação do Colégio de Líderes, isto é, pelos parlamentares líderes dos partidos com representação no Legislativo Municipal, assegurada a proporcionalidade partidária, conforme o Regimento Interno da Casa.

Confira a lista dos escolhidos:

Comissão de Justiça, Legislação e Redação - Daniele Ziober (PP), Deivid Wisley (Republicanos), Lenir de Assis (PT), Mara Boca Aberta (sem partido) e Prof.ª Flávia Cabral (PP).

Comissão de Finanças e Orçamento – Beto Cambará (Podemos), Eduardo Tominaga (PSD) e Jairo Tamura (PL).

Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente - Eduardo Tominaga (PSD), Mestre Madureira (PP) e Professora Sonia Gimenez (PSB)

Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Paradesporto e Lazer - Matheus Thum (PP), Mestre Madureira (PP) e Prof.ª Sonia Gimenez (PSB)

Comissão de Seguridade Social – Lenir de Assis (PT), Mara Boca Aberta (sem partido) e Beto Cambará (Podemos)

Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio - Eduardo Tominaga (PSD), Lu Oliveira (PL) e Nantes (PP)

Comissão de Segurança Pública - Giovani Mattos (PSC), Jessicão (PP) e Santão (PSC)

Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização - Chavão (Patriota), Jessicão (PP) e Mestre Madureira (PP)

Comissão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania - Jairo Tamura (PL), Lenir de Assis (PT) e Prof.ª Flávia Cabral (PP)

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – Daniele Ziober (PP), Lenir de Assis (PT) e Prof.ª Sonia Gimenez (PSB)

Comissão de Defesa dos Direitos do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude - Giovani Mattos (PSC), Jessicão (PP) e Mara Boca Aberta (sem partido)

Comissão dos Direitos e Bem-Estar Animal - Daniele Ziober (PP), Deivid Wisley (Republicanos) e Jessicão (PP)

Comissão de Defesa dos Direitos e Bem-Estar da Pessoa Idosa – Lu Oliveira (PL), Beto Cambará (Podemos) e Eduardo Tominaga (PSD)

Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência - Beto Cambará (Podemos), Giovani Mattos (PSC) e Roberto Fú (PDT)

Comissão de Fiscalização e Acompanhamento de Doação de Bens Públicos - Beto Cambará (Podemos), Mara Boca Aberta (sem partido) e Roberto Fú (PDT)

Vinicius Frigeri/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.