Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O parlamentar paranaense integrará a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da entidade

O deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) tomou posse, ontem (29/04) como membro titular do Parlamento do Mercosul (ParlaSul). Ele é um dos 33 representantes da delegação brasileira e também integra a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do bloco. A cerimônia aconteceu em Montevidéu, Uruguai, cidade sede do parlamento.

“Será uma honra representar o Brasil neste parlamento e integrar a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, onde pretendo lutar por direitos fundamentais, como a liberdade de expressão e a proteção de crianças e adolescentes”. O parlamentar brasileiro também comprometeu-se a lutar contra ameaças à democracia na região.  Vou denunciar as graves consequências, para todo o continente, dos horrores promovidos pelo ditador Nicolás Maduro, na Venezuela”, afirmou Barros.

O Parlamento do Mercosul foi criado em dezembro de 2006, atua de forma consultiva, principalmente por meio da emissão de recomendações e declarações sobre temas de interesse dos países que formam o bloco. A entidade reúne deputados e senadores dos “Estados Partes”: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela também integra o grupo, mas está suspensa desde 2017 devido à ruptura da ordem democrática e constantes violações de direitos humanos provocadas pela ditadura de Nicolás Maduro.

Com o objetivo de fortalecer as relações dos países-partes, o Parlamento do Mercosul dispõe de dez Comissões Permanentes:

1) Assuntos Jurídicos e Institucionais;

2) Assuntos Econômicos, Financeiros, Fiscais e Monetários;

3) Assuntos Internacionais, Inter-Regionais e de Planejamento Estratégico;

4) Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esportes;

5) Trabalho, Políticas de Emprego, Segurança Social e Economia Social;

6) Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação;

7) Saúde, Meio Ambiente e Turismo;

8) Cidadania e Direitos Humanos;

9) Assuntos Interiores, Segurança e Defesa; Infra-Estrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca;

10) Orçamento e Assuntos Internos.

Jônatas Dias Lima/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.