Política

Isabel Diniz quer ser a primeira mulher prefeita de Londrina

R
Por Redação
Atualizado: 24/04/2026 às 16h29
Divulgação

Publicidade

Um evento político histórico movimenta o próximo fim de semana em Londrina.

A partir das 13h30, no auditório do Sincoval, ao lado do Centro Cívico, a Convenção da Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido dos Trabalhadores, Partido Verde e PC do B, vai indicar o nome da educadora londrinense Isabel Diniz como candidata a prefeita, consolidar a chapa de candidatas e candidatos a uma cadeira na Câmara de Vereadores e apresentar o plano de governo para a gestão municipal de 2025-2028.

A convenção é um marco na história política do município. Em nenhuma ocasião nestes 90 anos de autonomia administrativa de Londrina, um grupo postulante a governar a cidade teve tanta representatividade feminina reunida. 

Além de escolher para a majoritária uma londrinense nata, a Federação Brasil da Esperança concorre nas legislativas com uma chapa amplamente feminina, com 70% das candidaturas.

 “A luta de décadas por igualdade foi plantando sementes que agora estão germinando em muitos setores, em muitos lugares do mundo e transformando a mentalidade e a realidade em todas as esferas de poder”, pondera Isabel. “Londrina é uma cidade que sempre foi vanguarda, sempre aberta às novidades, sem medo de mudança”, ressalta.

“Estamos num momento muito apropriado para colocar as mulheres no comando, com gente que tem DNA da cidade no sangue e que enxerga a política como um espaço de inclusão, em sintonia com a visão do presidente Lula”, defende.

Isabel argumenta: “É a mulher que tem um olhar mais humano, mais sensível para identificar os problemas reais da cidade. Vamos governar cuidando das pessoas, em especial de uma população mais carente, abandonada na última administração municipal”.

O presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Londrina, Nelson Antonio da Silva, destacou a coesão das siglas da federação em torno do nome de Isabel Diniz e do amplo espaço de líderes femininas na composição da chapa para a disputa municipal. “A convenção vai mostrar que nosso grupo político está plenamente engajado, unido e entusiasmado para vencer as eleições. Tivemos um processo muito saudável em toda a pré-campanha, pensando a cidade, ouvindo nossas bases e isso irá se refletir neste evento e nas semanas posteriores, quando teremos oportunidade de apresentar nosso plano de governo para a população”, avaliou. “Lula teve mais de 80 mil votos em Londrina nas últimas eleições e temos muita fé que estes eleitores serão fundamentais para alcançarmos o segundo turno”.

Dirceu Quinelato, coordenador do plano de governo, frisa que a convenção vai ajudar a ecoar as propostas de Isabel em diferentes setores da sociedade. “Foi um trabalho muito rico feito nos últimos meses, construído tijolo por tijolo por gentedo povo, que fez questão de participar e contribuir. São propostas com muito potencial para transformar Londrina nos próximos quatro anos”. 

Quem é Isabel Diniz?

Educadora popular na Comissão Pastoral da Terra (CPT), consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na área dos Direitos Humanos, é graduada em História pela Universidade Católica de Goiás e especialista em Educação do Campo e Direito Agrário.

Professor Nelson Antonio da Silva – Presidente do Partido dos Trabalhadores de Londrina

Receba notícias no celular Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro de tudo
Entrar no grupo

Recomendados para você
Mais lidas da semana

Publicidade