Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A senadora Soraya Thronicke (Podemos/MS) protocolou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 347/2023, que busca conferir ao Congresso Nacional o poder de sustar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sem a necessidade de aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

O PDL visa alterar o art. 49o da Constituição Federal, que trata da autoridade do Congresso em zelar por suas competências.

Nesta proposta, o Congresso poderia sustar, por decreto legislativo, qualquer decisão que ofenda sua competência legislativa".

A singularidade desse projeto está na possibilidade de parlamentar ou comissão apresentar decreto de sustação de decisões dos outros Poderes, caso haja invasão de competência legislativa. Exige-se apenas maioria simples dos parlamentares presentes para sua aprovação, enquanto a PEC demanda dois turnos por 3/5 da Câmara e do Senado.

A senadora defende que a medida não limita o cenário jurídico, mas fortalece a prerrogativa de suas competências. Esse projeto deve ser apensado à PEC 50/2023 que visa estabelecer competência ao Congresso Nacional para sustar, por maioria qualificada dos membros, decisão do STF, que extrapole os limites constitucionais.

(Equipe Ranking dos Políticos/Políticos.org.br)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.