Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O período de isolamento social pode ser um aliado para colocar o imposto em dia e até praticar a solidariedade

A entrega da Declaração do Imposto de Renda (IR) vai até o dia 30 de abril. Segundo dados divulgados na última segunda-feira (30), até o momento foram recebidas 8,01 milhões de declarações, o que corresponde a apenas 23,45% do total das 32 milhões de declarações esperadas.

Além de ser um dever, a declaração também pode ser uma oportunidade de praticar a solidariedade sem gastar um centavo a mais por isso. Os contribuintes que optam pelo modelo completo podem destinar até 3% para diversas instituições sociais, valor que já seria pago ao governo de qualquer maneira. “A destinação garante que as pessoas possam acompanhar o projeto escolhido, doar e ver como e onde o seu dinheiro foi empregado. É importante lembrar que esse valor retorna para o contribuinte na restituição”, explica Rodolfo Schneider, gerente de Captação de Recursos e Marketing do Marista Escolas Sociais.

Site ensina passo a passo de como doar

No período de proliferação do coronavírus (Covid-19), aqueles que estão realizando suas atividades em casa podem aproveitar o momento para fazer a declaração. Com a intenção de facilitar e explicar o passo a passo para efetuar uma doação via Imposto de Renda, o Marista Escolas Sociais, que atende mais de 7.700 crianças, adolescentes e jovens em 20 Escolas e Unidades Sociais, preparou um site detalhando todas as etapas. Ao acessar impostosolidario.org.br, o contribuinte pode entender todos os processos e conhecer instituições que poderão ser beneficiadas.

Educação é uma das áreas beneficiadas

Um dos projetos disponíveis para receber os recursos via Imposto de Renda é o “Educação – O futuro é para todos”, que beneficia mais de 2 mil crianças, adolescentes e jovens (de 0 a 17 anos) que recebem educação gratuita em cinco escolas sociais localizadas em áreas de vulnerabilidade social na Zona Leste de São Paulo, Santos e Ribeirão Preto.

As doações podem promover a expansão de laboratórios, projetos de educomunicação, capacitação de educadores, revitalização de espaços e melhorias no acervo das bibliotecas comunitárias. Mais de 40% das famílias atendidas nos locais estão abaixo da linha da pobreza e 26% dos pais dos alunos não possuem o Ensino Médio completo.

Asimp/Marista Escolas Sociais

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.