Os profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) já podem participar da eleição que escolherá os novos inspetores do conselho. A votação começou nesta terça-feira (21) e segue até 4 de agosto, exclusivamente pela internet. Os eleitos exercerão mandato de 36 meses, com início em 1º de janeiro de 2027.
Podem votar os profissionais regularmente registrados no Crea-PR que estejam em dia com suas obrigações financeiras. O acesso à votação é feito pela área restrita de cada profissional no portal do conselho.
Londrina participa da eleição com sete candidatos associados ao Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), que disputam vagas nas câmaras especializadas do sistema Crea-PR. Concorrem os engenheiros agrônomos Charles dos Santos e José Fernando de Oliveira Delgado (Câmara de Agronomia); o engenheiro civil Ben Hur Bertold Bacinello (Câmara de Engenharia Civil); o engenheiro florestal Nereus Dourado Alcorte (Câmara de Engenharia Florestal); o engenheiro mecânico Allan Kardec F. Servilha Junior (Câmara de Engenharia Mecânica); o engenheiro químico Admilson Lopes Vieira (Câmara de Engenharia Química, Geologia e Minas); e o engenheiro de segurança do trabalho Sergio Augusto Pezarini Salinet (Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho).
O presidente do CEAL, o engenheiro eletricista Marcos Dantas, afirma que a participação de profissionais da entidade contribui para ampliar a presença de Londrina no sistema do Crea-PR.
"O CEAL já tem tradição em eleger inspetores do Crea-PR. Isso ajuda a manter nossa representatividade e força dentro do sistema, aproximando o Crea da comunidade e do poder público, além de colaborar com ações de fiscalização, protegendo profissionais e sociedade. É também uma maneira de preservar a conduta ética e o exercício profissional", ressalta Marcos Dantas.
Segundo o CEAL, a atuação dos inspetores fortalece a interlocução entre o Crea-PR, os profissionais e a sociedade, além de contribuir para as ações de fiscalização e para o cumprimento das normas que regem o exercício das engenharias, da agronomia e das geociências no Estado.
Fundado em 1953, o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina é uma das entidades mais tradicionais do setor no Paraná e reúne profissionais das engenharias, arquitetura e áreas ligadas à construção civil.
Com informações do CEAL.