Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A presidente Marcia Manfrin, da ACIL, está na Flórida, nos Estados Unidos, participando de uma missão especial para conhecer e prospectar a possibilidade de empresas londrinenses exportarem para o mercado americano. Chamada Business Experience USA, a missão é comandada por Degoncir Gonçalves, da DG4 Business, com parceria da Invest Paraná, FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), e apoio da ACIL. Cerca de 25 empresas do Paraná foram selecionadas para serem treinadas e capacitadas, recebendo informações importantes para operacionalizar a exportação para os EUA.

Durante a semana, a missão participou de rodadas de negócios, painéis, apresentações e conheceu estruturas logísticas, como transporte e armazenamento, além de conversar com supermercadistas para conhecer os processos de distribuição.

“A missão é muito importante porque há um mercado imenso a ser explorado e precisamos atrair novos compradores e novos investimentos para o Paraná e a cidade de Londrina. Precisamos difundir a cultura da exportação para alavancar o desenvolvimento. Vender para o mercado da Flórida é viável para empresas de diferentes tamanhos, mas é preciso ter conhecimento de mercado, logística, transporte e distribuição. Há um grande interesse por produtos brasileiros e nossas empresas não precisam mais se restringir ao mercado local, estadual ou nacional. Estamos vendo na prática que exportar para os Estados Unidos é uma oportunidade real, capaz de transformar a economia da nossa cidade e do nosso estado”, ressalta Marcia Manfrin.

Para Carlos Walter, presidente da FIEP, a oportunidade que se descortina é grande para as empresas paranaenses: “Nós temos uma ponta de lança para podermos fazer negócios com os Estados Unidos e, a partir desta missão, implantar uma base de negócios aqui para a indústria do Paraná. Isso é muito importante e nós da FIEP estamos firmes e fortes neste sentido”.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado internacional, Degoncir Gonçalves já negociou com Japão, China, Canadá e trabalhou para que a Apple entrasse no Brasil. À frente da missão, Degoncir elogia o profissionalismo com que os brasileiros estão encarando o compromisso: “O grupo que está aqui é extremamente dedicado. Nós entendemos que a diversidade da indústria do Paraná é muito grande. Uma das grandes vocações industriais é justamente o alimento paranaense. A gente entende que o público americano está realmente buscando alternativas para sair da dependência da China. É o momento certo para fazer as grandes relações acontecerem e gerar negócios”, destacou. 

Cônsul geral adjunto do Brasil em Miami, Cristiano Berbert recebeu os empresários paranaenses e elogiou a iniciativa: “É muito importante vir à Flórida. O empresário brasileiro tem que sentir que aqui há um grande interesse pelos produtos brasileiros. Nós, do Consulado, estamos aqui para ajudar, para apoiar e para colocar os nossos recursos à disposição dos empresários brasileiros para aumentar as exportações, aumentar os investimentos dos Estados Unidos no Brasil, gerar mais negócios e fortalecer o relacionamento bilateral”.

O grupo também já se reuniu com a National Supermarkets Florida Members, que representa hoje mais de 5 mil supermercados. Outro encontro importante foi com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). A missão também visitou a J.D. Brokers & Forwarding para conhecer a infraestrutura de transporte, armazenagem e distribuição.

“A primeira dificuldade que eu observo nas empresas que querem se internacionalizar é conseguir um companheiro que possa assessorá-las em pontos muito importantes, como o transporte internacional, o requerimento aduaneiro de seus produtos, o armazenamento e a distribuição até o cliente final. Sem apoio logístico, sem experiência, infraestrutura e conhecimento da operação, é muito complicado competir. Temos 25 anos de experiência no mercado norte-americano, podemos dar uma assessoria integral para toda a operação”, destacou Orlando Vasquez, gerente de desenvolvimento de negócios da J.D. Brokers & Forwarding.

Um dos principais incentivadores da missão, Eduardo Bekin, presidente da Invest Paraná, lembra que o momento é ideal para quem deseja exportar para a Flórida: “Tivemos uma aula do que é o mercado americano, seja do lado político, com o Consulado Brasileiro em Miami, seja do lado das pessoas que tocam os negócios nos Estados Unidos e contam como é que ocorrem as vendas e a distribuição. Acho que o paranaense está aprendendo a fazer negócios fora de casa. Não dá para esquecer que os Estados Unidos vivem um período de inflação e desabastecimento. A Flórida tem o Brasil como o primeiro parceiro comercial, o segundo é a China. Então, aqui, o Brasil é referência”, destacou Bekin.

Juliana Felis/Asimp/ACIL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.