Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Levantamento nacional do Sebrae e FGV sobre o impacto da pandemia nos pequenos negócios revela ainda que 70% adotaram medidas para reduzir custos com energia elétrica

A 13ª edição da pesquisa "O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios", elaborada pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), revela, entre outros pontos, que o aumento dos custos é o fator que mais dificulta as empresas voltarem à situação financeira que tinham antes da pandemia.

A pesquisa quantitativa mostrou que 86% das empresas estão operando, 31% delas da mesma forma que antes da pandemia. No Paraná, o índice é minimamente superior: 32% responderam que está funcionando da mesma forma que antes da crise e 55% funcionando com mudanças.

O aumento dos custos (insumos, mercadorias, combustíveis, aluguel e energia elétrica) foi apontado como a principal causa para as empresas voltarem à situação financeira que tinham antes de março de 2020. O índice foi exatamente o mesmo nas respostas de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas, 50%. A falta de clientes foi o segundo fator apontado, 27% para os MEI e 22% para as micro e pequenas.

No recorte estadual, 48% dos entrevistados indicaram o aumento dos custos como a principal dificuldade, seguido da falta de clientes, com 24%.

Mediante a alta de tarifas, sete em cada dez empresas responderam que adotaram alguma medida para tentar reduzir gastos com energia elétrica. Na tabulação nacional, os MEI procuraram evitar o uso de energia elétrica em horários de pico. Nas micro e pequenas empresas, os colaboradores foram orientados sobre a importância de poupar energia.

Entre os empresários de pequenos negócios do Paraná, 35% optaram por orientar os colaboradores sobre a importância de reduzir o uso da energia elétrica. Outros 25% optaram por evitar o uso de energia nos horários de pico. Outras medidas, em menor porcentagem, foram: inspeção da qualidade das instalações elétricas das empresas; troca de equipamentos por outros mais modernos e econômicos; e instalação de painéis fotovoltaicos.

Dianalu de Almeida Caldato, consultora do Sebrae/PR, observa que, mesmo com a retomada da economia, os empreendedores não podem descuidar dos controles de gestão.

 “Tivemos acréscimo significativo nos custos da energia elétrica, com a crise hídrica, dos combustíveis e dos insumos importados, pela valorização do dólar. Os custos acabam fragilizando o caixa das empresas, resultando em margem de lucro menor e recuperação mais tardia”, avalia.

A consultora acrescenta que, em muitos casos, as empresas acabam tendo que vender mais em função dos altos custos.

 “A gestão eficiente torna-se ainda mais importante, em função dos controles adequados de custos de produção e de venda. É preciso estudar, analisar as margens, verificar se há equilíbrio entre receitas e despesas. Sem gestão cuidadosa, o empreendedor corre o risco de vender bem e não ver o dinheiro”, alerta Dianalu.

Mais dados

O trabalho do Sebrae e da FGV mostrou ainda a proporção de empresas que vendem utilizando ferramentas digitais, 76% entre os MEI e 72% entre as micro e pequenas empresas, e que o Whatsapp continua sendo o canal mais utilizado para vendas: 85% entre os microempreendedores individuais e 84% entre as MPE.

A pesquisa quantitativa teve 6.883 respondentes de todos os 26 Estados e do Distrito Federal e foi composta por 59% de MEI, 36% de MPE e 5% de empresas de pequeno porte (EPP), de forma online, entre 25 de novembro e 1º de dezembro de 2021.

Asimp/ Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.