Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Trabalhadores foram considerados aptos após reprocessamento de dados realizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência

Teve início ontem, 29 e também será feito nesta quinta-feira (31/03),  o pagamento do Abono Salarial para um novo lote de trabalhadores no calendário de 2022. Mais de 1,2 milhão de beneficiários receberão o Abono Salarial após reprocessamento de dados realizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Com os novos contemplados, serão pagos ao todo R$ 19,6 bilhões para mais de 21,6 milhões de trabalhadores pela CAIXA. Os pagamentos referentes à folha complementar ocorrerão da seguinte maneira:

Ontem, 29, receberam os trabalhadores nascidos de janeiro a junho.

Já em 31/03 terão o valor creditado os beneficiários nascidos de julho a dezembro.

Os valores de pagamento variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base de referência.

Como é feito o pagamento:
Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na CAIXA receberão o crédito automaticamente em sua conta no banco.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo CAIXA Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, CAIXA Aqui ou agências.

O que é o Abono Salarial:

Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.

A origem dos recursos para pagamento é do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A partir de 2022, a CAIXA atua especificamente como Agente Pagador do Abono Salarial, cabendo ao Ministério do Trabalho e Previdência a habilitação dos trabalhadores que têm direito ao benefício.

Quem tem direito ao Abono Salarial:

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Recebem o Abono Salarial na CAIXA os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público possuem inscrição PASEP e recebem o benefício no Banco do Brasil.

Canais de Atendimento:
Dúvidas relativas ao processamento das informações sociais do trabalhador (RAIS/eSocial), identificação, concessão e valor do benefício devem ser verificadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência-MTP:

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Portal gov﹒br

Telefone 158

A CAIXA disponibiliza a consulta do pagamento pelos seguintes canais:

App CAIXA Tem

App CAIXA Trabalhador

Site caixa﹒gov﹒br/abonosalarial

Atendimento CAIXA ao Cidadão -- 0800 726 0207

Para informações sobre o calendário regular de pagamento do Abono Salarial ano base-2020, clique aqui.

Asimp/Caixa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.