Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Economia 28/07/2022  11h48

Cartão de crédito PJ pode melhorar a organização das finanças

Embora muita gente tenha receio, o cartão de crédito PJ pode ser um aliado no controle financeiro da sua empresa, trazendo muito benefício para o dia a dia.

Como um cartão de crédito pj ajuda a organizar as finanças empresariais

Ter um planejamento financeiro e as contas organizadas pode ser um grande desafio para empresas que estão começando as atividades. No entanto, existem algumas formas de facilitar esse controle, como usar um cartão de crédito pj, por exemplo.

Essa forma de pagamento costuma gerar muitas dúvidas para quem está começando a empreender. O receio é normal, uma vez que o cartão costuma ser muito associado a dívidas que trazem dor de cabeça.

Por isso, é importante conhecer bem como funciona esse método de pagamento e como fazer um bom uso dele para manter as contas em dia. Normalmente, após alguns meses de uso as companhias passam a preferir ter o cartão, já que ele possibilita um maior controle do orçamento e das despesas.

A verdade é que, quando usado com consciência, o cartão de crédito PJ facilita o dia a dia das empresas. Continue lendo para entender melhor como ter as contas mais organizadas com essa ajuda.

O que é e como funciona o cartão de crédito pj?

Mas afinal, qual a diferença entre o cartão de crédito para empresas e um cartão para pessoa física? A verdade é que a utilização da versão para CNPJ é similar ao cartão de uso pessoal.

Com ele você pode realizar compras à vista ou parceladas, que só terá que pagar no vencimento da fatura. Ou seja, todos os gastos feitos com o cartão PJ serão acumulados em uma fatura com data de vencimento fixa. E a fatura, por sua vez, deve ser paga todos os meses até esse dia.

Esse cartão também vem com um limite de crédito definido pelo banco emissor do cartão. Mas esse valor pode ser negociado caso você precise aumentá-lo.

Custo do cartão de crédito para empresas

O cartão corporativo também está sujeito a cobrança de multa e taxas de juros por atraso de pagamento. Por isso, é importante atentar-se para essa data e acompanhar todas as entradas e saídas para garantir que sempre haverá dinheiro em caixa para pagar a fatura em dia.

Caso contrário, o atraso pode se transformar em uma dívida e virar uma grande dor de cabeça para quem está empreendendo.

Além disso, alguns cartões de crédito também cobram uma anuidade, que pode ser dividida ao longo dos meses. Esse valor é referente aos benefícios entregues pelo cartão, como programa de pontos e descontos em serviços parceiros. E, normalmente, é possível negociar esse valor direto com o banco.

Cada instituição financeira define o valor da anuidade de acordo com o tipo de cartão e vantagens oferecidas. O lado bom é que atualmente, com o crescimento dos bancos digitais, como a Conta Digital Cora, já existem algumas opções de cartão de crédito pj sem anuidade.

Essa é uma ótima opção para quem está começando a empreender. Afinal, poder fazer cartão de crédito pj pode ser de grande ajuda no controle financeiro da sua empresa.

Como o cartão pj ajuda na organização das finanças?

Agora que você já entendeu como funciona o cartão de crédito empresarial, deve estar se perguntando como isso pode ajudar no controle financeiro da sua empresa. Por isso, você verá abaixo algumas vantagens de usar esse método de pagamento.

  1. Separar as contas pessoais das corporativas

Para quem abriu um CNPJ há pouco tempo, talvez esse seja o ponto mais importante. Isso porque, é comum que os sócios de uma empresa usem seus cartões pessoais para pagar as contas da companhia.

E apesar de parecer prático, esse hábito pode causar grandes problemas no futuro. Um deles é a confusão das contas, mas também é possível ter a empresa enquadrada em confusão patrimonial, o que acaba gerando muita dor de cabeça.

Assim, o ideal é que desde o início das atividades da sua empresa você tenha o hábito de separar os gastos. Isso significa sempre utilizar a conta pj para pagar os gastos corporativos. Lembre-se de nunca pagar despesas pessoais com esse dinheiro também, esse valor deve sair de sua conta pessoal.

A mesma regra vale para o cartão de crédito: o cartão pj para gastos empresariais e o cartão pessoal para despesas pessoais.

  1. Controle de todas as despesas

Uma companhia costuma ter despesas de várias áreas, desde as administrativas para manutenção de escritório e infraestrutura, até aquelas despesas de viagens do time comercial, por exemplo.

Com o cartão de crédito para pj é possível controlar os gastos de todas as áreas em uma só fatura. Além de acompanhar tudo o que está sendo gasto, você também evita a prática de reembolsos, facilitando o dia a dia do time financeiro.

  1. Parcelamento de compras

Essa é uma vantagem muito conhecida para quem já utiliza o cartão de crédito para pessoa física. Quando feita com planejamento, é possível fazer compras parceladas para viabilizar investimentos para a empresa ou até arcar com despesas imprevistas.

Por exemplo, se você precisa comprar um equipamento ou software para melhorar a performance do seu time mas não tem todo o dinheiro em caixa, é possível usar o cartão para parcelar o valor e ganhar fôlego ao fazer esse investimento.

  1. Acompanhamento do fluxo de caixa

É possível acessar a fatura do cartão da sua empresa em tempo real, mesmo que mais de uma pessoa tenha acesso ao cartão. E é isso que vai facilitar o acompanhamento de todas as despesas.

Com esse controle mais próximo, seu negócio ganha mais previsibilidade do fluxo de caixa. O que permite que você se antecipe caso seja necessário fazer alguma contenção de despesas ou ajuste do planejamento.

  1. Agilidade para resolver problemas

Atualmente, o cartão de crédito é aceito em quase todos os estabelecimentos e por toda a internet. Por isso, ele é o melhor meio de pagamento para fazer compras e contratações que são mais urgentes. Só fique atento na hora de avaliar se o gasto é mesmo urgente ou algo que pode ser mais planejado.

Com tanto controle e visão sobre os gastos da sua empresa fica muito mais fácil organizar as finanças. O mais importante para fazer um bom uso do cartão de crédito PJ é sempre levá-lo em consideração na hora de fazer o planejamento financeiro.

Outra prática que pode ajudar é combinar com todas as pessoas que utilizam o cartão qual o orçamento previsto. Assim você evita gastos desnecessários e que não estejam planejados.

Tomando esses cuidados e criando bons hábitos, contratar cartão de crédito pj pode ser uma excelente opção para o negócio.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.